Transporte público quase não sentiu efeito da abertura do comércio

Transporte de passageiros ainda teve gente em pé, mas números das prefeituras informam que a demanda foi menor do que em dias anteriores. (Foto: Rede Social)

As prefeituras do ABC reforçaram a frota de ônibus para atender a uma expectativa de aumento do número de passageiros, mas segundo o que foi verificado nos dois primeiros dias de comércio de rua e shoppings abertos, é que o número de passageiros ficou praticamente igual ao da semana anterior.

São Bernardo diagnosticou um aumento do número de passageiros comparando a segunda-feira (15/06) com o mesmo dia da semana anterior (08/06). A ETC (Empresa de Transportes Coletivos) transportou no primeiro dia de comércio aberto 87.393 passageiros, 8% acima do que transportou na segunda anterior à medida. “Para atender o aumento, a Prefeitura disponibilizou 100% da frota de ônibus, que estava reduzida a 54% desde o início da quarentena”, explicou a prefeitura em nota.

Newsletter RD

Em Santo André também foi registrada sensível alta no número de passageiros que foi absorvida pelo sistema. A prefeitura informou que a SATrans, autarquia que administra os serviços de transporte na cidade, acompanha por faixa horária o comportamento da demanda e a utilização do ônibus. “Na segunda-feira (15), foram 66.018 passageiros transportados. Número que representa um aumento de 3,8% em relação à segunda anterior (8), em que 63.582 passageiros utilizaram o transporte público. Tanto na última segunda, quanto nesta terça-feira, dias 15 e 16 de junho, 226 veículos da frota prestaram serviço. Essa quantidade é considerada suficiente, mas a SATrans continuará acompanhando e verificando necessidade de eventuais ajustes”, informou.

A prefeitura de São Caetano não informou o número de passageiros transportados, mas relatou que está fazendo um estudo sobre o comportamento do sistema ao longo desta semana. “O resultado da análise será finalizado apena na próxima semana, já que a análise acontecer, também, no fim de semana. Neste primeiro dia (segunda), não houve aumento na demanda de passageiros e os 24 carros colocados nas ruas (50% da frota) foram suficientes para atender os passageiros. A decisão sobre se haverá ou não necessidade de ajustes acontecerá durante a análise realizada nesta primeira semana”, informou.

Da mesma forma a prefeitura de Mauá informou que a frota disponibilizada foi suficiente para transportar os Mauá 32 mil passageiros que passaram pelas catracas dos ônibus o primeiro dia de comércio aberto. A prefeitura não informou quantos foram transportados na segunda-feira anterior. Vale lembrar que a abertura do Mauá Plaza Shopping teve fila e aglomeração na parte externa como mostrou o RD. “Continuaremos analisando a oferta e a demanda. Na segunda circularam 93 ônibus e a partir desta terça-feira (16) aumentamos para 113 ônibus”, informou a prefeitura em nota.

Em Ribeirão Pires o aumento do número de passageiros foi muito sutil. Foram 8.552 transportados no dia 8 e uma semana depois 8.591. Na cidade 70% da frota de coletivos está circulando nos horários de pico e 50% no restante do dia. Para o final de semana os percentuais ficam em 50% e 35%.  “A Prefeitura monitora o trabalho prestado pela concessionária de transporte coletivo municipal – Rigras. Atualmente, a concessionária opera com 23 linhas. Nestes dois primeiros dias da retomada gradativa, a concessionária recebeu demandas pontuais, que estão sendo atendidas para melhorar, de forma permanente, os serviços prestados”, sustentou a prefeitura.

Em Diadema, apesar da movimentação maior nas ruas, a demanda do transporte público foi até menor do que o esperado pela prefeitura. As duas empresas que operam o transporte público na cidade, a Benfica e a MobiBrasil transportaram menos passageiros no comparativo entre as segundas-feiras (dias 8 e 15/06). “O resultado foi abaixo do esperado. Na última segunda-feira, 15/06, foram transportados 25.020 passageiros. Houve uma queda de 3,80% com relação ao número de passageiros transportados na segunda-feira da semana passada, 08/06, que foi de 26.011 passageiros transportados”, explicou a assessoria da administração municipal em nota. A prefeitura considerou que a frota disponibilizada foi suficiente para atender a demanda e que, por enquanto não haverá ajustes. “A Secretaria de Transportes está analisando o cenário diariamente e, havendo a real necessidade (demanda), aumentará a frota”, informou.

Rio Grande da Serra não respondeu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes