Os estudantes estão há pelo menos quatro meses sem aulas presenciais por conta da pandemia do coronavírus (covid-19), o que faz com que a preocupação em torno da saúde física e mental dos alunos venha à tona e se torne desafio para muitas escolas. Tendo em vista que o tão falado “novo normal” deva demorar meses para chegar, o Elite Rede de Ensino, com unidade em Mauá, inova com aulas de teatro que tem como propósito ajudar as crianças e adolescentes a enfrentarem a pandemia com motivação para dar sequência nos estudos.
Em entrevista ao RDtv, o professor de teatro da unidade, Carlos Magno, diz que é momento de apoiar e ressignificar o isolamento, além de promover autoconhecimento por meio de atividades baseadas em exercícios de teatro e audiovisual. “É momento de aproximar os alunos da escola e proporcionar desenvolvimento pessoal”, explica. Ao mesmo tempo, o professor defende que é momento de prestar apoio e relaxamento diante de uma realidade tão delicada. “Com o teatro é possível estimular a experimentação do novo, mas sem cobrança de metas e construções em um ambiente de competição e escassez”, completa.
A expressão das emoções através de personagens fictícios possibilita a vivência dos papéis, libera a tensão, restabelece o autocontrole e o equilíbrio. Já a formação do grupo, cada um de sua casa, focado em um objetivo comum traz a possibilidade de reconhecimento de estar em um todo e se sentir acolhido e seguro. A consciência corporal – movimentos, ações e habilidades – estão sistematicamente inseridas e trabalhadas nas atividades. A forma lúdica e a interação com o teatro e as artes dramáticas são diferenciais no processo.
“Uma construção coletiva traz uma equidade entre os estudantes e estimula a se reconhecerem como parte de um grupo, o que nessa fase de isolamento forçado é de impacto positivo. A formação focada em um objetivo reforça esta experimentação. O acolhimento e a sinergia com os colegas, dividindo as emoções fazem perceber que não são únicos nas sensações negativas, ressignificando os sentimentos e ainda faz do momento atual um fator de fortalecimento pessoal”, destaca Magno.
Os exercícios de concentração, respiração e o trabalho de consciência corporal remetem o foco no eu, e assim o autoconhecimento nasce sutil, mas de forma gradual e saudável, colaborando com a autoestima. Enquanto o trabalho de empatia é feito através de debates sobre a posição de cada um no ambiente doméstico. Como último ponto, as aulas de teatro trabalham o aspecto motivacional. Para o professor do Elite, estar em uma construção coletiva ligada à arte e ainda divertida faz do momento da aula de teatro um oásis de alegria, desenvolvimento e fortalecimento.
Daniel Kiffer, aluno do segundo ano do Ensino Fundamental I, não esconde a alegria de aprender com descontração. “São aulas criativas que gosto de participar. O professor se fantasia e traz histórias divertidas. Também criamos nossas histórias, com nossos personagens. Tiro desse momento uma diversão a mais, aqui na minha casa, e faço questão de dizer que aprendi nas aulas de teatro”, conta o estudante do Elite.
Para André Felipe, diretor da rede, a medida auxilia a manter os ritos seguidos em sala de aula e repassa sensação de normalidade, ainda que em meio ao caos. “A utilização do lúdico ajuda a trazer o aluno para dentro do contexto de sala de aula de forma que ele não seja impactado com tanta negatividade em relação ao coronavírus. É uma nova medida e que com certeza irá gerar bons frutos”, avalia.
Diante da possível reabertura a partir de agosto, o diretor comenta que todas as unidades do Elite devem manter os mesmos protocolos de higienização, além de seguir as determinações do Estado, juntamente com órgãos de saúde, para adequar as instalações e aulas. No momento, os alunos seguem em esquema home office, com aceitação média de 70% do estudantes na modalidade de ensino aplicada.