Mais pessoas presenteadas e a abertura gradual do comércio vão sustentar ligeira alta na movimentação financeira neste Dia dos Pais, celebrada no domingo, 9 de agosto. Pesquisa com consumidores realizada pela Universidade Metodista de São Paulo aponta expectativa de giro financeiro no ABC de cerca de R$ 57,1 milhões, contra R$ 51,7 milhões no ano passado. O cenário de retração econômica e de queda na renda tornam o resultado um dos mais comprometidos desde o início do levantamento, em 2012.
A Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) mostra que o consumidor do ABC deve presentear 1,3 pessoa nesta data, contra 1,1 do ano passado, ou 20% mais. Mas o valor que está disposto a desembolsar é de R$ 118 em média por presente, uma redução de 7,5% em relação a 2019 se descontada a inflação anual de 2,1% acumulada até junho (IPCA/IBGE). Quanto ao gasto planejado (com mais de um presente), deverá ser de R$ 144,80 em média, ou diminuição real de 6,7% sobre 2019.
Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico, responsável pela PIC, comenta que, apesar da queda do preço médio e dos gastos planejados, aqueles que vão presentear alguém o farão para mais pessoas do que no ano passado e isso se explica pela intensidade dos consumidores de maior renda. “Camadas sociais de menor renda têm sofrido mais com a retração atual”, afirma o professor.
Compras presenciais
A flexibilização no horário do comércio após as severas restrições com a pandemia do coronavírus vai beneficiar as compras presenciais. Mesmo com a forte elevação da intenção de compras via internet, preferível por 65,5% dos entrevistados, pelo menos 11% declararam que pretendem realizar a compra de presentes presencialmente e gastar mais por isso. Há expectativa de R$ 223,50 no gasto médio e de R$ 168,50 por preço na compra física, contra R$ 196,80 e R$ 164,30 nas aquisições virtuais. Peças do vestuário, perfumes e cosméticos representam 57% dos presentes a serem adquiridos pelos consumidores.
A pesquisa constitui um instrumento para o comércio varejista planejar estratégias para atrair os consumidores e está disponível no portal da Metodista.