As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permanecem fechadas até 24 de agosto em razão da pandemia do coronavírus. Entretanto, as pessoas podem usar outras maneiras para conseguir os serviços. Dos 96 serviços, 90 podem ser feitos pela internet ou por aplicativo.
O Meu INSS é um canal virtual de atendimento. Ele pode ser acessado em computadores pelo endereço gov.br/meuinss. Quem tem telefone celular, também pode baixar o aplicativo Meu INSS.
Ao acessar o site ou o aplicativo pela primeira vez, o interessado deve se cadastrar no sistema, informar CPF, nome completo e data de nascimento. Também é necessário responder algumas perguntas sobre a vida profissional. Depois de fazer o cadastro no Meu INSS, a pessoa vai receber uma senha provisória, que deverá ser alterada, e passa a usar os serviços sem sair de casa. Alguns dos serviços que podem ser feitos são pedidos de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, retirada da certidão de tempo de contribuição, alteração da forma ou local de pagamento, cadastro ou renovação de procurador ou representante legal, entre muitos outros.
Pelo Meu INSS também é possível anexar os documentos exigidos. Para isso, o segurado deve fotografar ou escanear o documento original e enviá-lo pelo sistema. Em caso de dúvida, o segurado pode ligar para o telefone 135 que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações para o 135 são gratuitas quando feitas de um telefone fixo ou telefone público. No caso das ligações feitas pelo celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.
Outra forma de saber como funciona o Meu INSS é pelo site inss.gov.br/