Ocupação dos leitos de UTI por pacientes com covid-19 cai para 49% na região              

Ocupação de leitos de UTI cai para 49% no ABC. (Foto: Angelo Baima)

O índice de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no ABC ocupados por pacientes com coronavírus diminuiu mais de 20% entre os dias 5 e 6 de agosto e tem média de 49,54%. O número chegou a ser de 60,16% no mesmo período de julho, mas nem todas as cidades estão em posição confortável,  Mauá possui a maior taxa de ocupação da região, com 70,26%.

Apesar disso, Mauá teve queda de 15% na ocupação dos leitos, número que chegou a 85% no mesmo período do mês passado. Quanto ao hospital de campanha, a prefeitura informou que será descentralizado e desmobilizado no domingo (9/8) e será realizado um novo atendimento com estruturas menores nas quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, localizadas na Av. Barão de Mauá, Vila Magini, Vila Assis e Jardim Zaíra.

Newsletter RD

Em São Caetano, a taxa de leitos de UTI ocupados por pacientes da covid-19 é a menor na região; 14%, número que já era o menor (38%) no mesmo período do mês passado. O hospital de campanha da cidade foi aberto em abril e a prefeitura informa que não há previsão de ser descontinuado.

Também com números expressivos, Diadema teve queda de 10% no índice de ocupação dos leitos, que registravam 70% em julho e agora está em 60% de ocupação. A cidade não conta com hospital de campanha.

Já em São Bernardo a ocupação dos leitos é diminuiu pontos percentuais de 68% em julho para 65% este mês. A cidade não conta com hospitais de campanha, mas optou por inaugurar dois hospitais permanentes para combate ao coronavírus, o Hospital de Urgência e o Novo Anchieta, que juntos ampliaram para 350 a oferta de leitos exclusivos para tratamento da doença.

Ribeirão Pires é a segunda cidade com menor índice de leitos ocupados e registra 32%, número que chegou a ser de 39% no mês passado. A rede municipal conta com 41 leitos exclusivos no hospital de campanha. Do total de leitos, 17 são equipados para cuidados semi-intensivos, com respiradores. A prefeitura informou que a unidade será mantida enquanto houver demanda de internação para casos suspeitos ou confirmados da doença.

No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado registrou nesta sexta-feira (7/9) 53,5% dos leitos de UTI ocupados por pacientes da covid na região, número que registra queda se comparado a atualização do mesmo período de julho, quando registrou 59% de ocupação. Vale ressaltar que o Estado possui leitos na região.

Os números são extraídos dos boletins emitidos pelas sete prefeituras da região e da Secretaria de Saúde do Estado. Rio Grade da Serra não respondeu até o fechamento desta matéria.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes