Na última quarta-feira (19/08), o Poupatempo, que agora incorporou seus atendimentos ao Detran, deu início a reabertura gradual das unidades de atendimento em São Bernardo e Mauá. De início, os serviços atendidos são apenas os que possuem exigência presencial, como a primeira emissão de CNH e expedição de RG. Já os demais, que representam 70% dos serviços prestados pelo Detran, seguem disponíveis de forma online.
Em Santo André e Diadema, a previsão para a reabertura é de 2 de setembro, também de forma reduzida e com as normas determinadas pelos órgãos de saúde. São Caetano terá seu posto reaberto apenas em 28 de outubro. Para agendar um serviço presencial, o interessado deve acessar o site poupatempo.sp.gov.br, ou o aplicativo Poupatempo Digital, pelo menos um dia antes da reabertura dos postos.
O novo formato de atendimento que integra Poupatempo e Detran.SP foi implementado por meio de balcão único, que oferece 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.
Dificuldade na emissão de RG
Um dos serviços mais procurados no Poupatempo tem gerado dor de cabeça para o munícipe de Mauá, André Silva, que tenta tirar a segunda via de seu RG há cerca de dois meses. “Fui assaltado e levaram meu RG. Preciso da segunda via para conseguir trabalhar”, diz. O problema, segundo o morador, é que o site alega não ter dias disponíveis para agendamento do serviço.
Desempregado devido à crise da covid-19, Silva passou a prestar serviços de motoboy em aplicativos de entrega, mas precisa do documento para se registrar na empresa. “Sem o RG não consigo me cadastrar, necessito de outro urgentemente”, diz.