Algumas agências bancárias do Bradesco, Caixa e Itaú do ABC registraram filas e aglomerações para atendimento na última semana. A principal motivação, segundo os correntistas, se dá pelos problemas nos aplicativos, o que dificulta o acesso a serviços básicos como transferências e pagamentos de débitos e tributos. Além disso, os saques nos dias de pagamento também contribuem com o aumento da procura pelas agências.
Na última segunda-feira (24/08) a agência do Bradesco situada no Centro de Ribeirão Pires registrou fila extensa – com pelo menos 25 pessoas – no período da tarde, já por volta das 14h. Segundo a auxiliar administrativa Caroline Mendes Fonseca, de 32 anos, desde o início da pandemia do novo coronavírus a situação está da mesma forma, com filas intermináveis. “Sempre está assim, cheio, e o banco não faz nada. Sequer fiscalizam o pessoal aqui fora pra ver se estão respeitando o distanciamento”, reclama.
Caroline esteve na agência para depositar um dinheiro para sua avó, já que a mesma faz parte do público de risco. “Tive que vir porque estamos evitando que ela saia de casa, mas o que adianta se chegando aqui não se preocupam com a saúde com dos clientes do banco?”, questiona.
A mesma situação se repetiu na cidade ao lado, em Mauá, na agência da av. Barão de Mauá. Na última quinta-feira (27/8), uma correntista do Bradesco, que preferiu não ser identificada, contou em entrevista ao RD que precisou ficar pelo menos 40 minutos na fila do banco para conseguir utilizar um dos caixas. “Tinha tanta na fila gente que quase não consegui utilizar o caixa, isso porque a maioria deles tinha algum defeito”, conta.
Em nota, o Bradesco informa que os funcionários do banco estão orientados a organizarem o atendimento nas agências e nas salas de autoatendimento de forma a evitar concentração de pessoas no interior dos ambientes, preservando a recomendação de manter distância mínima de 1,5 metro entre elas. “A entrada nas agências é escalonada, podem entrar de 5 em 5 ou de 10 em 10 pessoas. O Bradesco redimensionou ainda o atendimento em um sistema de rodízio, no qual os funcionários se revezam em turnos semanais”, disse em nota.
Produtos e serviços disponibilizados pelo Banco podem ser acessados por meio destes canais – celular, internet, equipamentos de autoatendimento e Fone Fácil. Desde o início da pandemia, as agências do Bradesco funcionam em horário diferenciado, 10h e 14h para o público em geral e para aposentados e pensionistas do INSS, o atendimento começa uma hora antes e, nos dias de pagamento desse público, a abertura das agências acontece com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h.
Itaú
No Itaú Unibanco também foram registradas algumas reclamações a respeito de aglomerações, entre elas também nas agências de Ribeirão Pires (Centro), e em São Bernardo, na rua Marechal Deodoro. Para evitar a propagação da covid-19, o banco também fez alterações no seu atendimento presencial. Aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. Para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h.
O banco instruiu, por meio de informativos, que os clientes mantenham entre si a distância mínima de um metro. Além disso, o banco orienta pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em: htttp://www.itau.com.br/coronavirus/.
Saque emergencial
Uma Caixa Econômica Federal localizada no Centro de Ribeirão Pires, também registrou longa fila e aglomeração de pessoas na tarde da última segunda-feira (24/8) e a situação voltou a se repetir na quinta-feira (27/8). Segundo alguns contribuintes que estavam no local, a aglomeração se deu devido ao pagamento de mais uma parcela do auxílio emergencial aos trabalhadores beneficiados que fazem parte do cadastro único e aqueles inscritos por meio do aplicativo, site ou pelos Correios.
Algumas pessoas relataram que chegaram ainda pela manhã, mas mesmo assim tiveram que aguardar na fila. Com uma bebê no colo, uma trabalhadora autônoma da cidade que preferiu não ser identificada, conta que não restou outro jeito para ir buscar seu auxílio sem expor sua filha. “Não tinha com quem deixar e tive que trazer, mas o banco sequer faz alguma coisa para nossa saúde, nos deixam assim, todos juntos”, reclama.
Febraban responde
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados informam que estão atentos ao movimento da população em busca de atendimento, especialmente agora em função do pagamento do auxílio emergencial e que para evitar aglomerações, os bancos reforçam a importância do uso dos canais digitais.
“Por meio do internet banking e dos aplicativos dos bancos, é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc). Para fazer saques ou depósitos, recomendamos o uso da rede de mais de 170 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país, evitando aglomerações. Os serviços bancários são considerados essenciais, por isso não podem ser completamente interrompidos. Importante esclarecer que o atendimento dentro das agências bancárias segue as orientações das autoridades sanitárias e as recomendações do Banco Central”, informa.
Higienização
Segundo a Febraban, as medidas de higienização pessoal e das instalações bancárias, inclusive agências e caixas eletrônicos, foi intensificada. Faz parte desse esforço, a utilização de equipamentos de proteção, como máscaras, por todos os colaboradores que tenham contato direto com os clientes, seja nas áreas internas ou externas das agências. Outra medida é a instalação de barreiras de acrílico nas áreas de autoatendimento e caixas, dependendo das características físicas dos postos de atendimento, tipo de serviços oferecidos no local e perfil do público.
Além disso, as agências bancárias estão abrindo uma hora mais cedo (das 9h às 10h) para atender, exclusivamente, clientes que fazem parte dos grupos de risco. Para as demais pessoas, o atendimento está sendo oferecido em horários diferenciados (das 10h às 14h) e com limitação de pessoas no interior da agência.
Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências de acordo com as características dos postos de atendimento com objetivo de evitar aglomerações.
Entre as medidas adotadas, estão as marcações nas calçadas das agências bancárias com no mínimo 1,5m de distância para as pessoas se posicionarem e a coordenação de ações com as autoridades locais, incluindo o acionamento das forças públicas de segurança, com o objetivo de reforçar as medidas de conscientização para diminuir as aglomerações nos postos de atendimento, organizar a ocupação da rua por pedestres e proteger a população.