Vai aproveitar o fim de ano viajando com a família? Se for viajar de carro não se pode relaxar com a manutenção, para não ficar na estrada e transformar as férias em família em um pesadelo, ou pior, se ver envolvido em um acidente por falha mecânica ou de manutenção. Pensando nas dicas para o motorista ir e vir das férias com segurança o RDTv ouviu dois engenheiros da Universidade São Judas, Gustavo Caravita e Fernando Malvezzi sobre os cuidados com o carro antes de seguir viagem.
Férias é sinônimo de passeio com a família, carro cheio de gente e de bagagem. A temporada de férias no Brasil, entre o fim e o início do ano é também a temporada de chuvas mais intensas, o que torna obrigatória a checagem de itens de segurança como pneus e freios, além claro de verificação de outros itens mecânicos, como pastilhas de freio, óleo de motor e fluido de arrefecimento, bem como faróis e lanternas.
O engenheiro Gustavo Caravita chama a atenção para a calibragem dos pneus, que deve ser feita a cada duas semanas e item obrigatório a ser verificado antes de viagens longas. “O pneu deve ser mantido sempre calibrado, quando for viajar olhar o estepe porque nunca se sabe quando vai precisar”, lembra.
Caravita também chama atenção para o estado de conservação dos pneus, se for notado desgaste excessivo ou irregular ele deve ser trocado. “Para saber quando trocar o pneu tem uma marca que chamamos de TWI (Tread Wear Indicator) que são marcas no transversal às ranhuras do pneu. Quando chega nesse ponto é hora de trocar. Tem que verificar o desgaste irregular – mais gasto de um lado da banda de rodagem – ou mesmo se o pneu estiver descamando é sinal que pode ter algo errado com ele ou com a suspensão”, destaca. Fernando Malvezzi lembra que em geral o estepe é esquecido no porta-malas e não raro só se lembra dele quando um dos que está rodando fura.
Fernando Malvezzi chama a atenção para outros itens do pneu. “O pneu não precisa estar liso para oferecer risco, basta chegar na marca do TWI que ele já não pode mais ser usado. O motorista pode inclusive ser multado se for parado e constatado que o pneu está desse jeito”, comenta. Mais que a multa o pneu em bom estado garante a segurança, como reforça o professor da Universidade São Judas. “A frenagem fica muito perigosa principalmente em dias de chuva, o que pode causar um acidente, o pneu é item de fácil inspeção pelo proprietário e um item de segurança que deve ser levado a sério”. Ainda segundo o professor as medidas de rodas e pneus não devem ser alteradas . “O fabricante que indica o tamanho e a largura do pneu, mudar isso pode causar interferência no ABS, no antitravamento das rodas”, ressalta.
Gustavo Caravita lembra também que uma revisão é importante para a segurança do carro e sua vida útil durante o ano todo, mas primordial quando se vai viajar, por isso o motorista não deve fazer economia boba nessa hora. “É um gasto corriqueiro. Se for só trocar óleo e pastilha é uma coisa rápida e dê preferência a um local que já conheça que já fez outros serviços antes”
O manual do proprietário tem todas as informações que o motorista pode precisar. Esse não é um item para ficar guardado numa gaveta ou no porta-luvas. Mesmo depois que o carro não é mais novo nem está na garantia, o motorista encontra no manual como e quando fazer a troca de determinados itens do veículo. “Além da escolha de um local de confiança para fazer uma manutenção bem feita e possível ver se são feitas as trocas das peças necessárias. Seguir o manual do proprietário é seguir os períodos da revisão”, destaca Malvezzi. “Fazer a troca de óleo no período certo e inspeções a cada 10 mil quilômetros é suficiente”, conclui o professor.