ABC - segunda-feira , 6 de maio de 2024

Assaltos preocupam moradores do Jardim Utinga e Camilópolis, em Santo André

Segundo os moradores, os criminosos circulam pelo bairro com moto (Foto: câmera de segurança)

Em Santo André, moradores do Jardim Utinga e do Camilópolis, têm convivido com medo e insegurança por meses. Isso porque uma onda de assaltos vem ocorrendo nos bairros desde o segundo semestre de 2020.

Morador do Jardim Utinga, Mauro Guedes relata que os assaltos cresceram muito a partir do meio do ano e que muitas pessoas que vivem na região já foram roubadas ou convivem com um medo constante. “Só saímos de casa com o carro e com os devidos cuidados. As ruas vivem desertas por conta disso, principalmente no Jardim Utinga” conta.

Newsletter RD

Guedes diz não existir nenhum tipo de ronda policial no bairro e ­diz que é muito difícil encontrar um carro de polícia andando pela região. Os moradores já entraram em contato com a prefeitura no ano passado, mas, segundo eles, nada foi feito. “Essa região sempre foi abandonada, infelizmente” diz.

No ano de 2020, o 2° Distrito Policial de Santo André, que corresponde aos bairros citados, registrou pelo menos 1.057 ocorrências de roubo de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Questionada, a Polícia Militar informou o policiamento nas imediações do bairro Jardim Utinga e Camilópolis, é realizado pela 1ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, por meio de programas de Policiamento de Rádiopatrulhamento, de Força Tática e Policiamento Comunitário.

Procurada, a Prefeitura de Santo André informou que a Guarda Civil Municipal adota todas as medidas necessárias para apoiar as Polícias Civil e Militar, com o intuito de elevar  os índices de segurança nos bairros citados pelo munícipe.

“Tais esforços são comprovados, visto que a GCM atendeu 92 ocorrências no  período na região. Salientamos que nossas equipes continuarão a realizar o patrulhamento preventivo nos bairros, bem como  no restante da cidade. Estas ações são abordadas quinzenalmente pelo Comitê Integrado de Segurança (CIS) com as forças policiais da cidade, no Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes