Mesmo em tempos de pandemia, as reclamações dos consumidores em relação a serviços contratados e produtos comprados seguem ocorrendo no Procon de São Bernardo. Ao RDtv desta quarta-feira (17/2) o assistente jurídico da entidade, Roberto Belluco Junior relatou que a Enel é o principal alvo dos clientes do município, assim como boa parte dos serviços essenciais.
“Esse ano começamos com os serviços essenciais novamente. Temos um grande volume de demanda com a Enel em relação as falhas de leitura das contas. Temos muitas demandas relacionadas a cobrança indevida nesse primeiro momento”, aponta o advogado.
Segundo os dados de janeiro, das 954 reclamações protocoladas no município, 90 são contra a empresa responsável pela distribuição da energia elétrica, quase 10%. Roberto relata que a origem do problema ainda é o período em que a leitura dos relógios não era feita pessoalmente, para evitar casos de covid-19 entre os funcionários da Enel, o que acabou gerando o sistema de cobrança pela média de consumo dos últimos meses.
A Enel, segundo Roberto, afirma que todas as leituras estão corretas, então neste caso acaba gerando um pedido de perícia para verificar o problema e até mesmo a judicialização do caso. “Mas sempre pedimos para o cliente pagar a conta, independente do processo, pois a falta de pagamento pode acarretar outros problemas como o corte da energia”, salientou o representante do Procon.
Outros alvos das reclamações em São Bernardo são os bancos, principalmente a Caixa Econômica Federal em decorrência do auxílio emergencial, suspenso no final do no passado, e a empresa de telefonia Claro.
Mas em tempos de pandemia quem acabou surgindo como uma novidade em relação as reclamantes são as empresas de delivery, principalmente com as reclamações de cobranças indevidas nas compras feitas com cartão de crédito pelo aplicativo. “Neste caso pedimos ao cliente que tenha o comprovante da compra ou a fatura do cartão para que possamos comprovar se houve o pagamento indevido ou não”, explicou.