Filippi anuncia estudo para aumentar leitos covid em Diadema

Após a Prefeitura de São Bernardo anunciar que não tem mais condições de receber pacientes de outros municípios, o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), anunciou durante o RDtv desta terça-feira (23/2) que elevará o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid-19 e buscará com os demais chefes de Executivo da região e o Governo do Estado a instalação de uma Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) regional.

Filippi ressaltou que recebeu diversas cascas de banana ao chegar na Prefeitura (Foto: Reprodução)

Segundo o petista, atualmente a cidade conta com 33 leitos de enfermaria, sendo que o último levantamento aponta 60% de ocupação, e 20 de UTI com 37,5% de ocupação. A ideia é ampliar em mais 18 leitos a capacidade de atendimento da cidade, todos no Hospital Municipal. Além disso, pretende encaminhar uma parceria com o Estado para o uso do Hospital Serraria.

Newsletter RD

“Amanhã (quarta-feira, 24/2) teremos uma reunião dos prefeitos no Consórcio (Intermunicipal Grande ABC) e eu quero falar sobre esse assunto da Cross regional e sobre a possibilidade de cada município também ampliar um pouco o número de leitos e assim ter uma maior capacidade de atendimento”, explicou Filippi.

A nova Assembleia de Prefeitos ocorrerá após a divulgação do posicionamento do Estado sobre o Plano São Paulo. A expectativa é que o governador João Doria (PSDB) anuncie um endurecimento nas medidas protetivas, inclusive com toque de recolher nas áreas com aumento do número de casos, internações e óbitos, algo que já acontecerá em São Bernardo a partir do próximo sábado (27/2).

Sobre a vacinação, o prefeito de Diadema informou que a cidade receberá ainda nesta semana maias 1.430 doses da Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e que a ideia é completar até a próxima semana a primeira dose de vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos. Porém a preocupação ainda existe para o futuro da campanha de imunização. Filippi aguarda que o Governo Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possam resolver as questões relacionadas com a Sputnik V, vacina com tecnologia russa, além dos encaminhamentos sobre a vacina da Pfizer que recebeu o aval definitivo pela agência reguladora.

Cidade

Filippi ressaltou por diversos momentos o início do programa “Jogando Limpo com Diadema” que visa realizar o trabalho de zeladoria da cidade, mas nos próximos dias pretende emplacar novas ações e anunciar a real situação financeira da cidade com a divulgação oficial do relatório feito pela sua equipe.

Além disso, nos próximos dias pretende anunciar uma solução com a Sabesp sobre a cobrança da taxa de lixo na conta de água e esgoto, além da usina de incineração de lixo no bairro Eldorado, aprovado no ano passado. Também vai se reunir com a Ecovias para tentar entendimentos para a construção de vias que possam facilitar a chegada dos munícipes a rodovia dos Imigrantes.

Outro ponto é ter reuniões com EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) para conseguir não só acertar situações inerentes as linhas do município, mas principalmente tentar cumprir uma das principais promessas de campanha que é acabar com a cobrança na integração entre as linhas municipais e o trólebus.

Pancadões

Em relação aos pancadões na cidade, Filippi anunciou que manterá uma estratégia de conversar com as comunidades e tentar ver no pós-pandemia espaços que possam abrigar festas sem que isso cause problemas aos moradores. Além disso, aposta ainda em colocar a Guarda Civil Municipal (GCM) preventivamente nos locais com mais problemas coibir esse tipo de ação.

Sobre a GCM, o prefeito também anunciou a proposta de que a Guarda também possa ter a capacidade de realizar os Boletins de Ocorrência. O treinamento para esse tipo de serviço está ocorrendo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes