Estado garante transporte intermunicipal durante lockdown noturno

Somente os ônibus intermunicipais vão funcionar em Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema, durante o lockdown noturno. (Foto: Banco de Imagens)

O governo do Estado informou que, apesar das medidas para reduzir a circulação de pessoas e controlar o avanço da covid-19, o transporte intermunicipal por ônibus e trens será garantido. Em São Bernardo, a partir das 22h e até as 5h a cidade entra no regime de toque de recolher e o transporte público municipal vai parar neste horário. Os prefeitos da região, em reunião no Consórcio Intermunicipal também definiram na quarta-feira (24/02) pelo lockdown noturno entre às 21h e 4h sendo que tudo tem que parar, até ônibus. Somente São Caetano e Ribeirão Pires optaram por seguir a norma estadual e as linhas municipais vão funcionar. Rio Grande informou que vai parar o comércio, mas o transporte municipal não. A medida vale a partir de sábado (27/02).

Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), não haverá qualquer alteração no sistema de transporte intermunicipal no ABC. Ao contrário, em nota a Pasta informou que vai manter 100% dos trens e ônibus em circulação. “Absolutamente nada vai mudar no transporte público operado pelo Metrô, CPTM e EMTU. Por serem serviços essenciais, além do funcionamento normal nos horários de restrição estabelecidos pelo Estado, serão operados com 100% da frota nos horários necessários, mesmo com a queda expressiva no número de passageiros, para contribuir na proteção das pessoas em combate à covid-19”, diz o informe.

Newsletter RD

A secretaria informou ainda que em caso de necessidade alterações o número de trens pode ser alterado de acordo com a demanda. “A STM também está com “Operação Monitorada” desde o início da quarentena. A operação é avaliada, sobretudo em horários de pico, e quando constatada a necessidade, mais trens são dispostos nas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô para buscar a melhor distribuição de passageiros. Nos primeiros meses da pandemia a demanda chegou ao patamar de 20% do normal e hoje está em torno de 47% na média nas três empresas – Metrô, CPTM e EMTU, que antes da pandemia transportavam cerca de 10 milhões de passageiros por dia.

A CPTM tem na região a linha 10-Turquesa, com uma estação em São Caetano, três em Santo André (Utinga, Prefeito Saladino e Prefeito Celso Daniel-Santo André), três em Mauá (Capuava, Mauá e Guapituba), Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Já a EMTU, opera na Área 5.

Indústrias

Os empresários torceram o nariz para as medidas de restrição de circulação que vão parar o transporte público municipal em quatro das sete cidades do ABC. “O pessoal vai jogando um monte de medidas, mas sem lógica nenhuma. Com isso, vão prejudicar quem trabalha no terceiro turno”, diz o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, Cláudio Barberini.

Segundo o dirigente, quem entrava às 23h vai ter de entrar às 21h. “Aí o pessoal que sai do segundo turno, deixa o trabalho antes e vai acumular saldo no banco de horas. Por causa do governo, o trabalhador que ficaria em casa vai ter que vir trabalhar no sábado para completar a carga horária. Aqui na minha empresa consegui negociar esse banco de horas com o sindicato, mas não sei se todas conseguiram”, comenta Barberini. “A gente vem tentando retomar a produção, que voltou a crescer no final do ano passado, no caso da minha empresa o terceiro turno é novo começou esse ano aí vem uma decisão como essa que só atrapalha. É muita falta de sensibilidade e ainda por cima não vai ajudar nada. Se o problema está nas festas clandestinas e nos pancadões é só por a polícia para agir”, desabafa.

Santo André

Santo André informou que vai fechar o terminal da Vila Luzita, onde só circulam linhas municipais. “A Prefeitura, por meio da SATrans, esclarece que as linhas do transporte público municipal vão operar até as 22h com a frota habitual, para que as pessoas sejam atendidas e não fiquem sem opção de transporte no fim das suas jornadas. O Terminal da Vila Luzita estará fechado das 22h às 4h, seguindo as orientações e determinações do decreto municipal. Vale destacar que o foco das operações e os bloqueios que serão realizados têm, exclusivamente, foco no impedimento da aglomeração de pessoas”, informou. O terminal de ônibus do centro da cidade é gerenciado pela EMTU e ficará aberto com operação apenas das linhas intermunicipais.

São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo informou que vai manter 100% da frota em operação até as 22h de sábado (27/02) e os terminais municipais vão fechar às 22h, com retorno normal às 4h da manhã. “Para garantir o cumprimento do toque de recolher, haverá bloqueios em todo território da cidade. A operação terá início às 21h, com a orientação da população, e no intervalo das 22h às 4h, com a abordagem de motoristas e pedestres que estiverem circulando pela cidade. Carros de som da Prefeitura vão circular a cidade a partir das 20h para comunicar as medidas”, informa.

Os bloqueios serão feitos pela Guarda Civil Municipal com apoio das Polícias Militar e Civil. Haverá também operações específicas para coibir pancadões e estabelecimentos que desobedecerem às normas.

Rio Grande

Em Rio Grande da Serra, o lockdown noturno vai seguir as orientações do Consórcio, porém com diferença quanto ao transporte público. “Aqui não haverá restrições no transporte, portanto os ônibus municipais circularão normalmente, tendo em vista que muitos moradores trabalham ou estudam em outras cidades e a restrição causaria muitos prejuízos a essas pessoas. No entanto, o lockdown noturno será mantido, das 22 às 4h, não podendo funcionar os comércios, exceto farmácias, neste horário. A fiscalização será reforçada pela Prefeitura, principalmente para evitar aglomerações de qualquer espécie, festas clandestinas etc, com auxílio da GCM”, informa a administração municipal.

Diadema

A Prefeitura de Diadema informa que comunicou a Suzantur, empresa que opera as linhas municipais, para que faça os ajustes necessários colocando mais ou menos coletivos até as 22h para garantir que os usuários cheguem a seus destinos até o horário em que se inicia a restrição de circulação. No fim de semana, a GCM e a Polícia Militar vão atuar juntas para evitar a formação de pancadões e outras aglomerações. Informa ainda que as medidas em relação ao cidadão encontrado na rua serão de orientação. “A prioridade será orientar o cidadão para que o mesmo não circule, muito menos aglomere”, completa.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá aguarda a elaboração e publicação do decreto municipal sobre o lockdown noturno.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes