Quem procura por empregos em meio a pandemia precisou se adaptar ao mundo digital, assim como as empresas que passaram a selecionar e entrevistar candidatos via internet. A consultora em recrutamento e professora da Universidade São Judas, Simone Nascimento, destacou em entrevista ao RDtv que o currículo online passou a ser primordial na hora da contratação.
Segundo Simone, as entrevistas presenciais passaram a ser eventuais, mesmo com flexibilização da quarentena. “Cerca de 80% das empresas se adaptaram as novas tendências digitais e os candidatos agora ouvem muito dos próprios sites de recrutamento, sobre o vídeo currículo, apresentações e entrevistas comportamentais”, comenta.
Os pré-requisitos exigidos pelas empresas também passaram por mudanças, e a consultora salienta que as soft skills são ainda mais avaliadas por recrutadores. “Candidatos com iniciativa, pró-atividade, foco para os resultados, que efetivamente saibam trabalhar em equipe e que tenham coletivo é importante, pois se não trabalhamos de forma colaborativa não temos resultados importantes”, explica.
Já nos currículos, Simone informou que os impressos já não são o principal para as empresas e os perfis online em sites de emprego e redes sociais, como o LinkedIn, se tornaram primordiais. “Nos maiores portais o candidato faz o preenchimento e a plataforma já libera um currículo para fazer o download e outro para as empresas revisarem”.
Dentre as dicas para quem vai fazer o currículo, a professora ainda ressaltou que é necessário prestar atenção no objetivo profissional. “Não podemos colocar muitos, coloque sempre a vaga que você esta se candidatando ou a área que deseja atuar. Na experiência profissional deve começar pela empresa atual ou a última”, completa.