Quatro academias são flagradas com desobediência à fase vermelha do Plano SP

Academias e eventos esportivos estão proibidos em todo o estado. (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

No ABC, desde o início da fase vermelha do Plano SP de combate à covid-19, no dia 6 de março, quatro academias de ginástica foram flagradas em descumprimento a norma que proíbe seu funcionamento. Dois estabelecimentos foram advertidos em Diadema, um foi lacrado em São Caetano e outro autuado em Santo André.

Em São Caetano, a Prefeitura informou que o estabelecimento foi logo lacrado, nem chegou a ser multado. O vereador Gilberto Costa (Avante) usou redes sociais para defender a abertura das academias de ginástica e recebeu muitas críticas dos internautas. Ele protocolou na Câmara um projeto de lei que transformaria as academias em atividades essenciais. “Desde a escola eu tive a atividade física na grade curricular, e quando a gente vai no médico ele fala da atividade física para o bem estar e para a nossa saúde e num momento de pandemia nada mais urgente do que transformar os serviços acompanhados por professor de educação física como atividade essencial, foi por isso que protocolei o projeto e tenho certeza da sua aprovação nos próximos dias”, disse o parlamentar.  Por enquanto a medida está valendo em São Caetano. Denúncias de irregularidades devem ser informadas no telefone SOS Cidadão 156 ou 0800 7000 156.

Newsletter RD

Santo André reforçou o que diz o Plano SP de que a atividade não é permitida. “Se não o houver respeito a determinação, o estabelecimento pode receber uma advertência, interdição e multa de até 800 FMP (R$ 3.434,00). Até o momento uma academia foi autuada. O canal  para denúncias segue o mesmo desde o início da pandemia, sendo o app Colab ou o telefone 0800 019 19 44”, informa a prefeitura.

Em Diadema, os fiscais tem como orientação autuar e se não houver atendimento às ordens o responsável pela academia terá que responder à polícia por desobediência a norma sanitária. “O local poderá ser advertido, multado ou lacrado por 30 dias. E ainda assim se houver reincidência, o responsável será conduzido ao Distrito Policial. Já foram advertidas duas academias na região central, uma no dia 12/3, na avenida Alda; outra no dia 15/3, na avenida Sete de Setembro”, detalhou o paço diademense. Denúncias devem ser feitas nos telefones: 4043-6330 / 0800-7705559 / e-mail: gcm@diadema.sp.gov.br .

Em São Bernardo, não houve flagrantes segundo a administração municipal, que avisa que a fiscalização está ocorrendo. “Durante o período de restrição, assim como demais estabelecimentos comerciais da cidade, as academias estão sendo alvos de fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal, em operação cujo objetivo é garantir o cumprimento das regras determinadas pela prefeitura. Caso algum estabelecimento descumpra as medidas, o proprietário do local será orientado a encerrar suas atividades. Em caso de reincidência, o estabelecimento poderá ser autuado e lacrado. Moradores que flagrarem qualquer irregularidade podem denunciar o caso através do telefone 153”, informa nota da prefeitura.

Mauá também informou que segue o Plano São Paulo, mas ainda não tem registro de academias autuadas. Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires não informaram.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes