O crescimento da rede supermercadista Coop – Cooperativa de Consumo passou de 5% (entre 2018 e 2019) para 9,1% entre 2019 e 2020. O aumento foi motivado pela alta do consumo dos supermercados durante a pandemia e parte se deve a investimentos em sistema de vendas pela internet, que antes da pandemia era bastante tímido, mas que cresceu 700%.
Ao apresentar o balanço da cooperativa, em entrevista ao RDTv, o presidente executivo da Coop, Marcio Valle, disse que o isolamento social e o aumento de vendas dos produtos para o lar, além, é claro, dos alimentos, foram os responsáveis para o resultado positivo da marca que nasceu no ABC e onde as lojas respondem pela maior parte do faturamento, 74,4%. A Coop também teve uma alta de faturamento no setor de drogaria e apenas o segmento de postos de combustível teve desempenho abaixo do previsto, também por conta da menor circulação de pessoas.
No total as vendas saltaram de R$ 2,3 bilhões em 2019 para R$ 2,6 bilhões ano passado. “No caso dos postos foi um desempenho bastante interior a 2019 por conta das medidas de isolamento e as pessoas transitando menos, mas no nosso caso do posto ele responde por 1% do total de operações então o impacto foi muito pequeno. Já a drogaria teve um aumento no início da pandemia depois foi equilibrando e conseguimos fechar o ano dentro do previsto e no caso do supermercado, esse sim, teve aumento do consumo de produtos para o lar, alimentos, limpeza e higiene. Observamos também o aumento de compra de utensílios domésticos, eletroportáteis porque as pessoas buscaram se adaptar e se organizar para passar mais tempo em casa”.
O amparo desse crescimento está no comércio eletrônico. A Coop já tinha o serviço que funciona na unidade da avenida Industrial, em Santo André, que é o Coop Retira, com compras feitas pela internet e o cliente retirando na loja. Com a pandemia rapidamente a marca teve que se adaptar para atender o cliente. “Nosso comércio eletrônico não era forte, ainda não é muito, se comparado com quem já trabalha a mais tempo com esse canal. No Coop Retira o crescimento no ano foi de 350%. Com o agravamento da pandemia desenvolvemos uma plataforma de delivery para a pessoa não precisar nem sair de casa. Isso foi feito em tempo relativamente curto, cerca de dois meses, para colocar a operação em pé. No Coop Entrega tivemos mais quase 400% de crescimento, de forma que hoje já temos uma operação mais forte do que o Coop Retira. Houve um aumento enorme, nós só não aproveitamos mais porque o nosso delivery não era tão forte, mas pelo crescimento enorme e é uma operação que veio para ficar”, diz o executivo da cooperativa.
Por ordem o supermercado ainda representa 82% do faturamento da Coop, seguido da farmácia que tem 17%, e o posto de combustível com 1%. A drogaria está em crescimento com a operação de unidades do grupo Big e deve crescer ainda mais. Dos mais de R$ 2,6 bilhões de faturamento no ano passado R$ 500 milhões já são da venda de medicamentos.
Investimentos
Em 2020 a Coop investiu R$ 59 milhões, mas a maior parte desse investimento não foi em novas lojas ou em reformas, foi na implantação de sistemas para maior eficiência da gestão. Esse sistema ainda está em implantação. “Ainda é cedo para avaliar, o sistema entrou em 8 de março. Estamos na fase de adaptação e de correção. Até agora em implantação teve resultado muito bom, mas só vamos sentir o resultado mesmo a partir do segundo semestre, quando devemos ter ganhos de produtividade”, explicou Valle.
Mas ainda há projetos de expansão física, uma loja em São Caetano está em construção, mas o projeto aguarda solução para problemas de licenciamento. O presidente executivo disse que há ainda outros três projetos para Santo André, sendo que um deles deve ser anunciado nos próximos dias.
Social
A Coop também anunciou o aumento de verba para projetos sociais, verbas que vão para entidades beneficentes. “Hoje foi aprovado pelos sócios uma verba 50% maior para entidades beneficentes. Foram doados R$ 360 mil nos últimos dois anos e hoje propusemos e foi aprovado um valor de R$ 540 mil. Esse valor normalmente ajuda em projetos que as entidades nos enviam. Esse ano mais entidades vão ser atendidas. O que vemos é uma solidariedade muito bonita porque tem gente numa situação muito crítica sem renda e sem poder trabalhar”, anunciou Marcio Valle. A Coop mantém ainda os programas Troco do Bem e a Coop Revista cuja metade do valor vai para as Apaes (Associações de Pais e Amigos do Excepcional).