A pandemia trouxe maior procura pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no ABC. Com isso, algumas prefeituras tiveram de aumentar o número de kits e cestas básicas para distribuição à população cada vez mais necessitada.
Em Ribeirão Pires, desde o início do ano houve aumento de 50% nos atendimentos em todas as unidades da assistência, pelo agravamento da crise financeira e fim do auxílio emergencial. Com isso, a Prefeitura manteve o funcionamento de todos os equipamentos, e dos CRAS no feriadão antecipado, funcionando de segunda à quinta-feira.
O formato on-line foi adotado e funciona das 8h às 17h via WhatsApp, com orientações e informações gerais. Porém, o atendimento presencial ainda é realizado das 10h às 15h, com oferta de equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel e orientação sobre distanciamento.
São Bernardo teve aumento de cerca de 21% na demanda pelos serviços da assistência social no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2020.
As três unidades do CRAS realizam desde orientações, inclusão das famílias no sistema do Cadastro Único da Assistência Social até encaminhamentos para acesso aos serviços ofertados pela cidade. No caso das pessoas em situação de rua, a Prefeitura conta com o Centro Pop, que funciona todos os dias da semana e oferece acolhimento 24 horas, com espaço para higienização e alimentação.
Durante o Período Emergencial, o atendimento presencial dos CRAS é feito mediante agendamento, via telefone, diariamente, para referenciamento social e ou recebimento de benefício alimentar.
Santo André não informa quanto aumentou a demanda no CRAS. Diz apenas que a população já atendida segue acompanhada e orientada, sendo observada a procura nos serviços por benefícios eventuais, para atender necessidades imediatas de sobrevivência. O que a Prefeitura observa é a procura dos CRAS para resoluções de situações imediatas e vulnerabilidades agravadas.
Durante a pandemia, os centros realizam atendimentos presenciais e emergenciais com agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os acompanhamentos às famílias seguem de forma remota, além das visitas domiciliares em caráter excepcional, em caso de denúncias. Todos os atendimentos contam com os protocolos sanitários necessários para evitar a disseminação do coronavírus.
Os CRAS possuem equipes preparadas para acolher e orientar a população por telefone, além de agendar atendimentos presenciais. São organizados também grupos de contatos familiares para acompanhamento remoto.