O Metrô assinou no último dia 19 de abril o contrato com o Consórcio EPT-Reconverte para a execução dos estudos técnicos relacionados ao projeto da linha 20-Rosa, do Metrô, que fará a ligação entre a Capital e o ABC. Essa será a primeira etapa da proposta que conta com ligações com outras linhas metroviárias, ferroviárias e o BRT (Bus Rapid Transit), sendo que está última propositura também ligará a região à São Paulo.
Serão investidos R$ 1.922.002,74 em um contrato de 12 meses. A cada dia 5 o Consórcio terá que enviar o relatório de medição do trajeto de 31km e que contará com 25 estações. Essa será a primeira etapa efetiva do projeto que faz parte do pacote de investimentos em transporte público no ABC e que serviu para substituir o monotrilho da linha 18-Bronze.
A princípio a linha 20 faria a ligação entre os bairros da Lapa e Moema, e em uma segunda fase chegaria à São Bernardo. Porém, o Governo do Estado alterou o projeto iniciando a obra pelo ABC. Meses depois houve o acréscimo de estações em Santo André como uma forma de criar mais interesse em futuros investidores.
A linha começará em Santo André, ao lado da estação Santo André – Prefeito Celso Daniel, da linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), assim criando uma ligação não apenas com a linha ferroviária, mas também com os ônibus municipais, intermunicipais e o trólebus.
Ainda em terras andreenses outras duas estações, Portugal e Príncipe de Gales. Na sequência entrará em São Bernardo na estação Afonsina, essa criando a baldeação com o BRT, seguindo para Rudge Ramos e Taboão-Anchieta. A partir da estação Livieiro a linha entrará na Capital.
Na estação São Judas haverá ligação com a linha 1-Azul, em Moema com a linha 5-Lilás, na estação JK com a linha 19-Celeste, na estação Rebouças com a linha 22-Bordô, na estação Faria Lima com a linha 4-Amarela, na estação Cerro Corá com a linha 20Verde, na Lapa com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante (ambas da CPTM), e na última estação, Santa Marina, com a linha 6-laranja.
BRT
Projeto que substituí a linha 18-Bronze, o apelidado “BRT ABC” teve como última ação oficial a oficialização do contrato de concessão com a Metra, empresa que é responsável pelas linhas do Corredor ABD. Ao site Diário do Transporte, na semana passada, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, chegou a garantir que as obras para o início deste novo modal terminariam em dezembro de 2022 e a operação em si começaria em janeiro de 2023.
Veja a íntegra do contrato: