Denúncia aponta suposto “fura-fila” da vacinação da Covid-19 na FUABC

Conselho de Contingência da Faculdade de Medicina é o responsável pelos pedidos de vacina (Foto: Reprodução)

A Fundação do ABC (FUABC) virou alvo de uma denúncia de que 80 funcionários supostamente furaram a fila de imunização contra a Covid-19, sendo sete do setor administrativo. A informação foi divulgada tanto pela TV Globo quanto pelo Diário do Grande ABC nesta quinta-feira (29/4). A Organização Social de Saúde (OSS) nega o fato e busca esclarecimentos com o reitor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), David Uip, sobre o assunto, pois o médico foi o responsável pelo pedido de vacinas às prefeituras de Santo André e São Caetano. As prefeituras também vão apurar o caso.

Segundo a TV Globo a suposta irregularidade foi verificada primeiramente pela Prefeitura de São Caetano que concedeu 100 doses. Ao cruzar os nomes dos imunizados com os seus respectivos cargos houve a verificação de uma suposta irregularidade.

Newsletter RD

Na sequência Uip enviou ofício para a Prefeitura de Santo André pedindo mais 80 doses que seriam para quem atua nos ambulatórios da FMABC. Uma denúncia anônima chegou na Secretaria de Saúde andreense dando justificativas para a suspeita.

Segundo o Diário, a denúncia aponta que entre os nomes encontrados na lista estavam funcionários de áreas como Recursos Humanos, Administração, Jurídico e Comunicação da FUABC.

Outro lado

O RD procurou a FUABC para falar do assunto. Primeiro a OSS afirma que as denúncias são “falsas”. “Todos os colaboradores mencionados estão à frente em suas áreas de projetos para o enfrentamento da pandemia, como ambulatórios e hospitais de campanha, em contato direto com ambientes com pacientes contaminados pela Covid-19, assim como com os profissionais de saúde que atuam na assistência aos casos suspeitos e confirmados da doença”.

A entidade também afirma que os funcionários da Fundação mencionados são qualificados como “trabalhadores da saúde” e que foram vacinados pelo Centro Universitário da FMABC, seguindo o Plano Nacional de Imunização.

“Vale ressaltar que a Fundação do ABC não recebe doses de vacina e tampouco define os grupos prioritários. Esse trabalho é realizado pelo Comitê de Contingência do Centro Universitário FMABC, sob responsabilidade do Prof. David Everson Uip, que já aplicou internamente 879 doses de vacinas contra a Covid-19. É o Comitê de Contingência que determina as prioridades confirme o Plano Nacional de Vacinação, distribui e aplica as doses, garantindo o pleno funcionamento dos serviços assistenciais e de apoio, assim como a segurança aos trabalhadores da saúde”, explicou em nota.

Sobre o ofício enviado por Uip para a Prefeitura de Santo André, foi identificado o erro em relação a lista dos que seriam vacinados, “os 80 nomes não mantinham relação direta com os setores mencionados no documento e não trabalhavam nos ambulatórios mencionados, mas sim em áreas administrativas”.

O erro entre cargos e nomes foi descoberto com uma comparação feita entre a lista apresentada e o que está no Portal de Transparência da Fundação, algo que foi antecipadamente enviado ao Ministério Público. Inclusive a presidente da FUABC, Adriana Berringer Stephan, enviou um ofício para David na última quarta-feira (28/4) questionando sobre o assunto e sobre a colocação de sete nomes de colaboradores da Fundação e da Central de Convênios que “equivocadamente estão classificados como funcionários do Centro Universitário FMABC”. (ofício na integra no final da matéria).

Essa situação foi tema da reunião desta quinta no Conselho de Curadores. Durante o encontro foi divulgado pelos conselheiros representantes das cidades fundadoras “afirmaram que todos os funcionários que trabalham nas secretarias de Saúde, inclusive os cargos administrativos, já foram vacinados e que não há absolutamente nenhuma irregularidade na vacinação dos trabalhadores da Saúde da Fundação do ABC”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes