Celular, computador, Facebook, Instagram, Twitter, Google Meet, StreamYard… Essas palavras foram reforçadas ao longo da pandemia do Covid-19. Desde março do ano passado o distanciamento social afetou negócios e relações que acabaram levadas para o mundo digital, o que mudou o ritmo das empresas. Isso é apontado pelo vice-presidente de Marketing para a América Latina da Salesforce, Daniel Hoe, que ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (9/6) deixou claro que houve um avanço muito grande na digitalização das empresas durante este período.
“A pandemia acelerou a digitalização das empresas. Tem uma pesquisa muito legalque mostrou que a transformação digital, que nada mais é que as tecnologias que as empresas adotam para digitalizar a experiência do cliente. Por exemplo, E-Commerce é uma iniciativa de transformação digital na sua área de vendas, fazer atendimento via WhatsApp com boot também é uma iniciativa de atendimento ao cliente, isso de maneira bem simples. Essa pesquisa mostrou que a tecnologia avançou cinco anos em oito semanas durante a pandemia, então o que a pandemia fez foi apenas acelerar aquilo que já existia”, explicou.
Daniel relatou até um caso de um vizinho que tinha uma padaria e que o especialista insistiu para que o empresário colocasse um loja on-line para seguir vendendo, porém, acabou não sendo ouvido e a padaria fechou. Porém relatou que outros empreendimentos que seguiram essa tendência digital seguiram funcionando e faturando com a venda não apenas do produto, mas também da experiência.
“É necessário que a empresa conheça o seu cliente, entenda qual tipo de experiência pode proporcionar para ele mesmo que digitalmente. Temos que entender que muita coisa mudou, muitas empresas vão seguir com o home office ou com o modelo híbrido. Os escritórios terão uma outra finalidade. Até mesmo as escolas vão mudar com o uso da tecnologia”, seguiu Daniel.
O que Daniel Hoe considera é que está na hora do Poder Público também seguir a mesma linha. Apesar de serviços como do Poupatempo ou mesmo o agendamento de horário para ser imunizado contra o novo coronavírus seguirem para o mundo digital, o uso disso no dia a dia ainda segue sendo reduzido em comparação com a necessidade do modelo presencial.