Como alternativa para minimizar os riscos de fraudes e golpes, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) São Caetano, em parceria com Sicoob Grande ABC, oferece de maneira gratuita o Alerta de Documentos, serviço que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança.
Segundo dados da empresa Corebiz, especializada em negócios digitais, o varejo cresceu 78% em 2020 e dados da E-bit/Nielsen apontam um movimento de mais de R$87 milhões só no e-commerce. Com mais movimentação on-line, aumenta o risco de fraudes e golpes contra o consumidor.
“O Alerta de Documento é disponibilizado pela CDL em parceria com o Sicoob para todo consumidor do ABC. O serviço age diretamente no SPC para evitar o uso indevido dos dados. Além disso, é gratuito e o atendimento pode ser agendado pelo whatsApp. Ressaltamos que o serviço não exclui a necessidade do feitio do Boletim de Ocorrência pelo consumidor”, explica o presidente da CDL São Caetano do Sul, Alexandre Damasio.
Como funciona?
Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais como: CPF, CNPJ, certidão de nascimento, passaporte, cheques, cartões de crédito, o consumidor pode comparecer, pessoalmente, no balcão de atendimento da CDL São Caetano, localizada no Atende Fácil, com o boletim de ocorrência em mãos.
Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema. Isso evita transtornos decorrentes de terem os dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC Brasil para a concessão de crédito. “A parceria amplia a possibilidade de oferecermos condições diferenciadas para os consumidores. Nós buscamos estar presentes nas decisões e resultados, procuramos reduzir custos e disponibilizar alternativas digitais para fortalecermos um atendimento mais próximo. O Alerta Documento aproxima essa possibilidade”, finaliza Luciano Sangoi, Presidente do Sicoob.