Sintomas durante menopausa alertam para necessidade de reposição hormonal

A reposição hormonal pode ser indicação para mulheres que estejam na menopausa e sintam sintomas do período. Apesar do medo de muitas em realizar o tratamento, Sérgio Makabe, médico ginecologista e gestor geral do curso de Medicina da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), explica em entrevista ao RDtv, que a indicação do tratamento não acontece para todas, mas o procedimento tem muito mais benefícios do que prováveis complicações.

Makabe diz que a contra indicação é somente para aquelas que tiveram câncer de mama, no entanto, com o avanço da tecnologia para produtos farmacêuticos, os hormônios ficaram mais naturais e se assemelham aos da paciente. “Precisamos fazer todos os exames e ver se a paciente é elegível. Se tiver segurança para fazer, com certeza vai sair ganhando mais, com melhora nos sintomas e na qualidade de vida”, diz.

Newsletter RD

Dentre os sintomas da menopausa estão as ondas de calor, que são as mais conhecidas, mas o médico alerta que as mulheres precisam observar bem para não confundir os sintomas, já que o período é também quando a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruação, e se trata de um evento fisiológico, como um processo natural da vida.

“Existe confusão entre os primeiros sintomas de ondas de calor, chamadas fogachos, que vem da mama para cima e iniciam no período noturno, com sintomas para outras doenças”, explica. “Há também baixa hormonal, com secura vaginal, que dificulta a atividade sexual e pode ocasionar infecção urinária e perda óssea. Nesses casos há baixa de hormônios e alteração de colesterol”, enfatiza.

O médico comenta que há pacientes que desejam realizar o tratamento sem necessidade, enquanto outras precisam, mas optam por não fazer. “Porém há medicamentos fitoterápicos que também ajudam no período. São remédios derivados da soja e amora, que muitas vezes funcionam, mas que dependem de orientação de médico especialista”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes