Estoque de vacinas contra a gripe no ABC é de 4,9 mil imunizantes

Mais de 564 mil pessoas já se vacinaram na região (Foto: Divulgação)

O governo do Estado prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até se esgotarem os estoques de vacinas nas secretarias de saúde. Na região, em quatro das sete cidades, cerca de 4,9 mil doses ainda estão armazenadas, e a imunização segue aberta para a população em geral acima de seis meses de idade. Desde que a campanha foi iniciada, cerca de 564,7 mil pessoas já foram imunizadas no ABC.

Em Mauá, 103,2 mil pessoas já receberam a proteção contra o vírus da gripe, no entanto, outras 67,5 mil ainda não foram em busca do imunizante nos postos de saúde. Apesar disso, a Prefeitura possui 1,8 mil vacinas estocadas para atender o público em geral. Entretanto é preciso correr, uma vez que, assim que as doses acabarem, não há previsão para a chegada de um novo lote, uma vez que o Governo do Estado ainda não informou datas de novos fornecimentos.

Newsletter RD

Em Diadema a situação é a mesma. A cidade recebeu na quarta-feira (21), pouco mais de 1,6 mil doses da vacina, que foram distribuídas entre as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No entanto, o município que já vacinou pouco mais de 98,8 mil pessoas, entre grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos e profissionais da educação), e público em geral, ainda não tem data para receber novos lotes, mesmo após solicitação, na semana passada, com mais 30 mil doses extras da vacina.

A confeiteira Michelle Santos Costa, de 32 anos, moradora do Eldorado, ainda não tomou a vacina e diante da perspectiva, diz estar preocupada em não receber o imunizante. “Estava me programando para ir na semana passada, mas não consegui porque trabalho o dia todo fora de casa”, conta. “Espero que nos próximos dias, assim que arrumar um tempo, ainda tenha doses disponíveis”, diz ao citar que sua mãe, de 72 anos, foi imunizada nas primeiras semanas de campanha.

Doses remanescentes

São Caetano, que dispõe de 1 mil doses armazenadas, contabilizou, até esta quinta-feira (22), cobertura vacinal de 60,5% dos grupos prioritários. Embora a cidade não tenha informado quantas pessoas ainda precisam receber o imunizante, adiantou que, da população em geral, somente 7.037 pessoas se interessaram pela aplicação da vacina com as doses remanescentes.

Um dos imunizados, inclusive, foi o estudante da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Arthur Martins, que por cursar Farmácia, disse se sentir motivado para receber a vacina. “Sabemos da importância de receber a vacina, principalmente nesse período em que o clima está mais seco e as vias respiratórias estão comprometidas. Então por que não receber?”, comentou o jovem que recebeu a aplicação há cerca de 20 dias.

Estoque

Já Ribeirão Pires recebeu 500 doses da vacina da gripe enviadas pelo governo do Estado e distribuiu 50 para cada uma das 10 unidades de saúde. A cidade que tinha por objetivo vacinar 26.788 pessoas, chegou a 25.694, e informou que “após o término do estoque, finalizará a campanha”, uma vez que restam 1.094 pessoas para receber a aplicação da vacina.

Santo André não soube informar o número de vacinas disponíveis no estoque, mas disse que do total de 281.533 pessoas que precisaram receber o imunizante, 170.566 já se vacinaram, e as que restaram podem buscar uma das 32 unidades de saúde para se vacinar, uma vez que “o município mantém abastecimento de todas as unidades com doses disponíveis”.

Com pouco mais de 100 mil aplicações restantes, a cidade também solicitou mais doses da vacina ao Ministério da Saúde, no entanto ainda aguarda retorno.

São Bernardo, que também não informou as doses disponíveis atualmente, disse, em nota, que um novo lote de vacinas está previsto para ser entregue pelo Governo do Estado na próxima semana. Até o último dia 7, última atualização de registros, a Prefeitura aplicou 159,5 mil vacinas na cidade, o que representa cobertura vacinal de 52% do público prioritário.
Rio Grande da Serra não respondeu aos questionamentos do RD até o fechamento da reportagem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes