O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (4/8) a retomada gradual do setor cultural a partir de 1º de novembro. Tal fato acabou agitando os produtores e empresários que pensam em formatos e legados do período pandêmico que podem seguir no pós-pandemia. Ao RD Momento Econômico o diretor-executivo da Bilheteria Expressa, Fabio Dama, relatou que uma das iniciativas que podem ser mantidas é que o mesmo evento tenha venda para o público presencial e virtual.
Tal medida vem de encontro ao que já ocorre no cinema, com filmes que foram lançados nas salas convencionais e ao mesmo tempo nas plataformas de streaming como foi o caso da produção Viúva Negra (Marvel Studios) que teve lançamento nos cinemas e no aplicativo Disney+. Tal situação pode ser mantida para teatros e shows.
“O produtor na parte de venda de ingressos para o presencial vamos manter, o que podem acontecer é que você pode dar um atrativo a mais para o cliente que comprar online. Como todos tiveram que ocorrer atrás da tecnologia para se manter, então existe a tendência de que alguns eventos, alguns shows além da vida do ingresso para o público presencial, tenham a transmissão para a internet e a venda de ingressos dessa transmissão”, explicou Fabio.
Levando em conta o planejamento estadual, em 1º de novembro ainda haverá o controle do público e a necessidade do uso de máscaras e o distanciamento mínimo de um metro, ou seja, não haverá 100% da capacidade em nenhum evento social, corporativo, cultural e esportivo, apesar da perspectiva é que até está data 90% da população adulta esteja com o esquema vacinal completo.
Momento
No momento a principal preocupação está no fato de que não são todos do setor cultural que vão conseguir retomar de maneira gradual. Com os protocolos de distanciamento, apenas os shows que contam com uma produção menor, ou seja, que não necessitam de um cenário grande ou de uma enorme equipe de produção terão a oportunidade de seguir.
Porém tal fato é considerado um alento para a categoria. Segundo Fabio, durante o período de quarentena o faturamento da Bilheteria Express foi de 10% do valor obtido no período pré-Covid.
E de olho nessa questão e na retomada gradual, a empresa oriunda em São Caetano está de olho em formas de venda de ingressos e promoção de eventos. Foi firmada uma parceria com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) para divulgação de eventos por meio de QR Codes que serão disponibilizados nos hotéis parceiros. Outro ponto é a distribuição de maquinas de cartão de crédito que podem imprimir o ingresso físico, algo que ocorrerá nas lojas Tio Gil, em São Caetano.