Detalhes do BRT-ABC serão conhecidos nos próximos dias, aponta Acácio

O anúncio do projeto executivo do BRT-ABC está próximo de acontecer, pelo menos é o que aponta o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Acácio Miranda, em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (5/10). O representante da entidade regional também relatou a espera de Diadema e Mauá por pleitos feitos junto ao Governo do Estado na área de Transportes e Saúde.

Acácio Miranda relatou sobre os próximos passos do Consórcio (Foto: Reprodução)

Acácio relata que foi dado um prazo para que a Next Mobilidade (antiga Metra) apresente os detalhes dos investimentos que serão feitos no traçado de 18 km entre São Paulo (Estação Tamanduateí) e São Bernardo (Terminal São Bernardo), passando por São Caetano e Santo André. Nos próximos dias será cobrado a apresentação do projeto executivo, algo que também é pedido de maneira insistente por vereadores.

Newsletter RD

“Recebo cobrança de vereadores de São Caetano que montaram uma comissão, também de São Bernardo que estão de olho nesse assunto. Eu sei que não é o Metrô, mas em parte atende os anseios da região por um modal, algo que é sonhado há alguns anos”, disse o secretário-executivo.

As principais dúvidas do momento são sobre a chegada em São Caetano pela avenida Guido Aliberti, ponto de enchentes, e em São Bernardo devido a falta de entendimento de como o BRT vai chegar ao Terminal Central sem atrapalhar o trânsito da avenida Pereira Barreto e por consequência o Corredor ABC com a passagem das linhas do trólebus que envolvem a cidade de Diadema.

Diadema e Mauá com o Estado

Enquanto isso, o Consórcio ABC busca cada vez mais estreitar os laços com o Governo do Estado. Após ver uma série de pedidos atendidos, a entidade regional ainda tenta resolver outros dois problemas. O primeiro é o pedido para que o Estado banque R$ 3 milhões dos R$ 9 milhões necessários para custear o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. Pedido feito pela Prefeitura e não atendido até o momento, algo que na visão de Miranda ocorre devido aos problemas econômicos no país em decorrência da pandemia do Covid-19.

O segundo ponto é o pedido de Diadema para a retomada da gratuidade na baldeação daqueles que deixam as linhas intermunicipais para acessar o trólebus nos terminais Diadema e Piraporinha. Segundo Acácio Miranda, o Governo do Estado deu seu parecer positivo para o assunto, mas esbarra em convencer a BR7 Mobilidade em retirar a cobrança (e por consequência as catracas dos terminais).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes