A moradora de Santo André, Roselene Cristina Moreira, trabalha no setor administrativo da Prefeitura de Mauá. Afastada do trabalho desde agosto, devido a crises de ansiedade e estresse, a funcionária realizou uma perícia médica no dia 3 de setembro e, até o momento, está impossibilitada de retornar ao trabalho por não ter recebido o resultado. Em contato com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Roselene foi informada sobre um uma divergência de dados em seu cadastro. Já nesta segunda-feira (29/11), após ser procurado pelo RD, o INSS concedeu o benefício à requerente.
A funcionária explica que seu último dia de trabalho prestado antes do afastamento na prefeitura aconteceu em 3 de agosto. No entanto, com a indisponibilidade de datas para o agendamento da perícia através do INSS, só conseguiu agendar o procedimento para 3 de setembro. Após a consulta, o médico pediu afastamento de 60 dias para a munícipe que, ao entrar nas plataformas digitais do Instituto, não encontrou seus resultados. “Não sei até agora qual foi o resultado da minha perícia”, salienta.
No dia 4 de setembro, através do telefone 135, Roselene contatou a Central de Atendimento do INSS para questionar a situação. A mulher foi informada sobre uma divergência nos dados que constavam em seu cadastro. “A Central de Atendimento abriu um requerimento e me deram um prazo para cumprir com as exigências: postar os meus documentos na plataforma”, diz. “Cumpri o prazo só que, até o momento, o INSS não finalizou esse processo e não me passou o resultado da perícia. Assim, não consigo voltar a trabalhar e também não estou recebendo”, completa.
A requerente também buscou atendimento presencial em agências do INSS localizadas nos municípios de Mauá e Santo André, mas foi impossibilitada de entrar. “Não me deixaram entrar porque eu não tinha agendamento. Liguei na central e não poderia agendar enquanto não finalizasse o requerimento em aberto”, relata.
“Ainda estou em acompanhamento médico. Imagina você ser afastado do trabalho por estresse, crises de ansiedade e ficar nessa situação. Acho que eu até piorei um pouco”, afirma. “Meu desespero é que porque estou sem receber, minhas contas estão acumulando, está virando uma bola de neve. E eu não consigo nem mesmo voltar a trabalhar porque o médico do trabalho não me deixa voltar sem o resultado de perícia”, enfatiza.
Após ser questionado pelo RD, o INSS concluiu o pedido e concedeu o benefício à Roselene. Em nota, o Instituto alega que os valores serão processados para pagamento à segurada, e reforça que a mesma pode consultar as informações pelo site gov.br/meuinss, pelo aplicativo Meu INSS para celular ou pelo telefone 135.