Som alto e queima de fogos durante a semana incomoda moradores em S.André

Festas constantes ocorrem na rua, fora do Clube (Foto: GoogleMaps)

Barulho, música alta e queima de fogos durante durante a semana têm incomodado moradores do Jardim Guarará, em Santo André. Dizem que as comemorações são realizadas há cerca de 4 anos na rua, por pessoas ligadas ao Aclimação Esporte Clube. Mesmo com reclamações diretas para a Polícia Militar e a Prefeitura, quem mora por perto afirma que nada é feito para resolver o problema.

O caso parece ter incomodado muitos vizinhos. Uma das moradoras, que prefere não se identificar, diz que a queima de fogos e batuque ocorre todos os dias. “Tudo bem que é um campo de futebol, tem barulho, mas todo dia tem fogos, e as crianças, idosos e cachorros por perto passam mal com isso, para ter noção está chegando num ponto que ninguém consegue sair do bairro porque ninguém compra casa aqui com tanto barulho”, reclama.

Newsletter RD

As festas começaram antes mesmo das liberações com a pandemia, e ocorrem durante a semana a partir das 19h até as 2h da madrugada, e aos finais de semana o barulho começa já as 6h da manhã e termina apenas na madrugada do dia seguinte, comenta a moradora. “Já entramos em contato com vereadores também, mas nada foi feito, a gente precisa que o prefeito faça algo”, afirma.

A moradora ainda diz que mesmo que a ligação das festas com o Clube não seja direta, a situação acaba por envolver, já que as pessoas que frequentam o local estão lá por causa dos jogos. “Tentaram falar com eles, e disseram que não são eles quem soltam os fogos, por uma semana melhorou, mas logo depois quem vai ali acaba por fazer baderna”, completa.

A Prefeitura de Santo André informa que não recebeu reclamação e que não há legislação que impeça queima de fogos, contudo todo barulho além das 22h é passível de autuação pelo Semasa. A autarquia também não recebeu em seus canais de comunicação nenhuma reclamação para o local. A equipe de fiscalização ambiental da autarquia, no entanto, vai monitorar o estabelecimento para verificar o problema de ruído.

Dirigente do clube contesta

Após publicação da matéria, Evandro Ventura, vice-presidente do Aclimação Esporte Clube procurou o RD e esclareceu que embora a queima de fogos e barulho ocorram na rua por parte de alguns moradores, o Clube não é responsável por estas ações. “O morador tem todo o direito de reclamar, mas a verdade é que não temos o controle da rua e nem de festas realizadas no entorno”, diz o dirigente.

Ventura diz que a reclamação não procede, pois o clube passou por reformas e só reabriu há 2 meses. “As atividades do clube são das 7h às 22h, no horário permitido e sem barulho. Durante a semana também é aberto às 14h e no sábado às 8h para um projeto voltado às crianças. O projeto reúne 280 crianças das comunidades do entorno”, enfatiza Ventura.

O vice-presidente do clube informa que a Prefeitura já foi ao local averiguar a situação após reclamações, mas não constatou nada de errado. Ao contrário, muitos moradores são gratos pelo trabalho do clube, que transformou o local. Antes era referência de ponto de tráfico e roubo, e não é mais”, completa.

Procurada, a Polícia Militar não respondeu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes