Pagar conta de água tem sido tarefa difícil para moradores da rua Sedan, no bairro Utinga, em Santo André, isso porque a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) não envia as contas impressas para casas da rua há cerca de dois meses. O problema fica ainda maior quando a concessionária de água informa, nos boletos on-line, que a residência registra falta de pagamento e está próxima do corte da água.
O problema parece ocorrer principalmente por inconsistência no sistema da empresa, segundo avalia o morador Eliel Queiroz. Ele disse que ao solicitar suporte técnico, as contas de água passaram a ser enviadas por e-mail, além de um técnico que entregou presencialmente duas faturas. “Falaram que mudou o sistema e é provável que venha o valor pela média, depois vão mandar conta acumulada, com média lá em cima e depois obriga a fazer o parcelamento”, prevê.
Apesar do problema não atingir todos da rua, Queiroz diz que tem estranhado a leitura, pois as casas em que as contas não são enviadas não tiveram leitura. “Nós só percebemos pois a nossa conta não veio, aí nos demos conta do atraso, passaram tirando a leitura das outras casas mês passado e entregaram a dos vizinhos e a nossa não tinha saído nada”.
Há 15 anos no bairro, o morador diz ser a primeira vez que enfrenta o problema, mas isso começou a ocorrer após a troca do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pela Sabesp. “Antes até tinha um posto de atendimento presencial do Semasa aqui perto no bairro de Santa Terezinha que foi desativado. Fico só pensando nos idosos que não sabem como acessar, imprimir nem reclamar”, completa.
Questionada sobre o caso, a Sabesp informa que adotou novo sistema comercial para aprimorar o relacionamento com os consumidores, e parte desse processo está na transformação digital da companhia, mas que durante a implantação houve instabilidade pontual e algumas contas não foram emitidas na data prevista.
A companhia ainda explica por meio de nota que neste mês, as contas serão com base no consumo médio do cliente e terão nova data de vencimento, com entrega prevista nos próximos dias. “Na próxima leitura eventuais diferenças da fatura emitida pela média serão compensadas para que o cliente não seja prejudicado. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e solicita que os clientes entrem em contato pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita) e pelo portal www.sabesp.com.br para informar a situação e manter o cadastro atualizado junto à companhia”, completa.