Com a aproximação das datas festivas (Natal e Ano Novo), a correria para comprar os presentes e produtos para a ceia por um bom preço, só aumenta. Com isso, é preciso tomar um cuidado extra, já que as chances obter problemas financeiros, por conta de golpes são grandes, principalmente em compras pela internet. É possível comprar sem prejudicar o bolso, para que isto aconteça, é preciso focar algumas coisas antes de partir para compra.
Pensando em economizar, veja cuidados detalhados de como não gastar todas as finanças nas compras de fim de ano:
- Fazer uma lista detalhada de tudo daquilo que pretende comprar e de quem deseja presentear, considerando principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará a evitar compras por impulso.
- Não comprar se for se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e procure fazer um número pequeno de parcelas.
- Pesquisar entre várias lojas e sites para ter certeza de que conseguirá descontos realmente interessantes.
- Observar se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa no futuro. Por exemplo, para aproveitar um vídeo game é preciso comprar jogos e acessórios.
- Aproveitar a internet como um importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.
- Se for às compras, usar roupas confortáveis, se alimente bem e tenha paciência. Isso evitará que deseje comprar rapidamente apenas para acabar com o “martírio”, perdendo assim oportunidades de encontrar o menor preço.
- Se estiver em situação financeira problemática, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos e jovens o motivo de não receberem presentes.
- Procurar, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.
“Para evitar golpes nas compras on-line é interessante consultar se a empresa tem endereço fixo, telefone, SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente), pessoas para contato e CNPJ. É bom também consultar se a empresa não tem reclamações, tanto no site do Procon, como em sites privados, como Reclame aqui.”, explica o coordenador do Procon regional do Consórcio Intermunicipal, Victor Paulo Ramuno.
Confira mais algumas dicas para fugir dos golpes:
- Cuidado com os dados – informações pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados em qualquer formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente seguro;
- Cuidado ao clicar – sabe-se que o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do endereço do site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais;
- Cuidado com suas senhas – busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência e a data de nascimento etc.
- Priorizar pagamento no cartão de crédito – para as compras online essa é a mais segura, pois simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor e identifica possíveis fraudes. Evite transferência bancária ou boleto.
- Fugir de condições extraordinárias – ‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar, as propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso não acredite nessas situações;
- Atualizar sempre o aplicativo antivírus – buscar estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas maliciosos, também faça varreduras constantes.
- Buscar fontes confiáveis de informação – é importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre buscar informações de fontes confiáveis.
O coordenador do Procon regional diz ainda que, nesta época do ano, o número de reclamações sobre golpes, recebidas pelo Procon aumentou cerca de 30%. “O que estamos notando que há um aumento da emissão de boletos falsos. Com isso, dizemos ao consumidor para, verificar com a Empresa Emitente, se a cobrança realmente existe, antes de efetuar qualquer pagamento. Por fim, se o consumidor se sentir lesado, indicamos que ele procure os Procons Municipais para atendimento.”, informa Ramuno.
Ele também ressalta que o Procon Consórcio não faz reclamações, ele faz o trabalho preventivo de possíveis demandas, ou promove ajustes de conduta a grandes ofensores do consumidor na região do ABC. “Entramos em contato com a empresa a qual recebemos a reclamação e, se for pertinente, encaminha o consumidor para o órgão competente. Por exemplo, em caso de golpe, sugerimos fazer o Boletim de ocorrência”, afirma Ramuno.