Aos 59 anos, Karina Ferreira Canuto Oliva, moradora do centro de Diadema, enfrenta dificuldades para obter informações sobre aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A dona de casa chegou a comparecer à antiga sede da instituição na cidade, mas em vão. Foi várias vezes à agência, que está fechada, mas aviso nenhum na porta. Karina também não consegue informações para tirar duvidas pela internet.
A moradora relata a dificuldade em encontrar informações corretas por meios digitais. “Pode ser fácil para algumas pessoas, mas a internet tem muito material que se mistura entre recentes e antigos, o que me confunde. Não consigo descobrir qual é o telefone ou os canais oficiais do INSS. Quero me aposentar, não trabalho mais e preciso desse benefício, preciso entender as normas e saber se já está no prazo”, conta.
O atendimento presencial do INSS em Diadema está suspenso desde março de 2020, por conta da pandemia. Em maio de 2021, a unidade fechou as portas por considerar o local inadequado para retomada do atendimento aos munícipes, com isso os equipamentos foram transferidos para a unidade de São Bernardo.
A Superintendência Regional Sudeste do INSS iniciou as tratativas junto ao poder público para a reinstalação do serviço em outro local. Em nota, a Prefeitura de Diadema informa que já foi definido um novo espaço para instalação da agência. A unidade será realocada no Poupatempo, com entrada pela rua Marechal Floriano e funcionamento independente. O processo licitatório, por tomada de preço, será aberto em janeiro do próximo ano e terá finalização em fevereiro. A Prefeitura prevê a entrega da nova unidade em agosto de 2022.
Enquanto o atendimento presencial em Diadema não é retomado, moradores podem solicitar o serviço em outras unidades do ABC, mediante agendamento prévio feito por meio do site gov.br/meuinss, aplicativo Meu INSS ou telefone 135. A maioria dos serviços são solicitados e resolvidos de forma remota. Pelos canais digitais, é possível requerer benefícios (aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros), anexar documentações e acompanhar a tramitação, mesmo no caso de pedidos mais antigos.