ABC manterá uso obrigatório de máscaras pelo menos até janeiro

Via Consórcio Intermunicipal, haverá nova assembleia em janeiro para futuras definições (Foto: Omar Matsumoto)

As prefeituras do ABC informaram que vão manter a obrigatoriedade do uso de máscaras pelo menos até janeiro de 2022, quando será feita uma nova avaliação sobre o cenário da pandemia na região. A liberação está condicionada aos números de casos, internações e mortes por Covid-19, além de depender do avanço da vacinação de jovens e adultos. Atualmente, o uso das máscaras é obrigatório tanto em lugares abertos como fechados nas cidades.

Na capital, o prefeito de São Paulo, Ricardo nunes (MDB), apresentou plano de flexibilização, que só valerá quando 95% da população total estiver com esquema vacinal completo. Atualmente, o índice na capital é de 89%, enquanto no ABC, quase 75% da população já está com as duas doses aplicadas. Em janeiro, haverá uma assembleia no Consórcio Intermunicipal Grande ABC para futuras definições a respeito da flexibilização nas cidades.

Newsletter RD

São Bernardo informou que, por tempo indeterminado, será obrigatório o uso de máscaras em todo território da cidade e que “seguirá recomendações do Comitê Científico do Governo do Estado” para futuras determinações. Conforme decreto publicado no último dia 3, a Prefeitura vem ampliando as medidas de prevenção contra a covid-19 devido ao surgimento da variante Ômicron, assim como as demais cidades do ABC, que seguem os mesmos protocolos.

Carnaval 2022 cancelado

Por conta das medidas de contingenciamento, São Bernardo proibiu a realização de eventos carnavalescos em 2022, como desfiles, bailes e blocos de rua, bem como foram cancelados o Festival de Verão, tradicionalmente realizado em janeiro, e a tenda em celebração ao Natal.

Desde o último dia 13 de dezembro, o funcionamento de bares, restaurantes, shopping centers, loja de conveniência, buffets, casa de shows e congêneres também só podem funcionar até, no máximo, às 2h, exclusivamente com o público sentado, sendo proibido o consumo e atendimento de pessoas em pé.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes