Três casos da variante ômicron são identificados no ABC

Foram identificados dois casos em São Bernardo e um em São Caetano (Foto: Divulgação)

O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, confirmou nesta quarta-feira (29/12) os primeiros casos da ômicron, nova variante do coronavírus, no ABC. Por meio do sequenciamento genômico realizado no laboratório do centro universitário, foram identificados dois casos em São Bernardo e um de São Caetano.

Nenhum dos pacientes diagnosticados tinha histórico recente de viagens, o que pode sugerir transmissão comunitária, cabendo essa avaliação às autoridades de saúde por meio de seus serviços de vigilância epidemiológica.

Newsletter RD

Além da identificação da nova variante de atenção no ABC, o laboratório também registrou um aumento no percentual de testes positivos de covid detectados nos exames RT-PCR. O índice de positividade, que era de 2,5% três dias atrás, hoje está em 8%. O Centro Universitário realiza em média 250 testes semanalmente.

A FMABC vem fazendo o sequenciamento genético das variantes de covid desde o mês de setembro. Até o momento todos os lotes analisados vinham demonstrando a prevalência da variante Delta, mas neste último lote 80% foram de ômicron. Além dos três casos encontrados no ABC, houve ainda um caso da nova variante registrado na cidade de São Paulo.

“O sequenciamento genético nos permite conhecer e acompanhar a evolução das variantes de maneira mais ágil. Um vírus altamente transmissível como este causador da covid está sempre mudando para se adaptar. Quanto mais amostras tivermos para analisar, mais iremos entender como ele está se desenvolvendo na comunidade, quais medidas de prevenção são mais efetivas e como as vacinas estão agindo. Com essa iniciativa faremos um mapeamento mais detalhado dos casos na região”, explica Fernando Fonseca, vice-reitor do Centro Universitário FMABC.

Consórcio

Em nota, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC informa que as prefeituras do ABC seguem com monitoramento dos casos de covid-19 na região. Estão mantidas todas as medidas restritivas tomadas em assembleia do Consórcio, que incluem a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados nas sete cidades até, pelo menos, o início de janeiro, e o cancelamento das festas de Ano Novo e o Carnaval de 2022 em espaços públicos e privados. O objetivo dos prefeitos da região é evitar aglomerações para conter a variante ômicron do coronavírus e impedir uma nova onda de covid-19.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes