PM mais que dobra número de prisões no mês de dezembro no ABC

Operação da Polícia Militar na avenida Dr Ulisses Guimarães, em Diadema. (Foto: Polícia Militar)

O comandante da Polícia Militar no ABC, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, disse que o resultado das operações realizadas durante o mês de compras de Natal foi muito superior ao mesmo período de 2020 e se destacam até quando comparados com dezembro de 2019 – antes da pandemia. Ainda não há dados oficiais compilados dos registros criminais de dezembro, que só devem ser anunciados no final deste mês, porém o comandante disse que já é possível afirmar que o último mês de 2021 foi mais seguro. Exemplo disso foi o aumento de 125% nas prisões em flagrante e de 116% nas capturas de procurados pela PM.

De acordo com a PM as prisões em flagrante foram 325 no mês passado contra 144 ano em dezembro de 2020. O número de foragidos recapturados também mais que dobrou passando de 24 para 52. Para o comandante esse foi o resultado das diversas operações ABC Mais Seguro realizadas no mês e do trabalho de inteligência policial que visa identificar e localizar os autores de crimes. “Vistoriamos mais de 16 mil veículos sendo que em 2020 foram seis mil vistorias”, comentou o coronel. O resultado disso foi a recuperação de um grande número de veículos produtos de roubo ou furto. Foram 414 automóveis recuperados contra 144 em 2020, alta de 187,5%. “Focamos muito na vistoria de motocicletas que são os veículos mais usados para a prática de crimes. Somente entre outubro, novembro e dezembro apreendemos 1.292 motos. Aí muita gente vai dizer que apreendemos moto de trabalhador, mas são veículos que são roubados, furtados, estão com documentação irregular ou o condutor não é habilitado”, descreve.

Newsletter RD

O comandante ponderou que os números mais substanciais de prisões e apreensões têm a ver com a maior circulação de pessoas neste dezembro em comparação com dezembro de 2020, quando a circulação de pessoas estava reduzida. “Houve um avanço na circulação de pessoas, nas ruas de comércio, nos acessos às rodovias o que chama a atenção dos criminosos. A minha expectativa é de que, quando saírem os números oficiais tenhamos alcançado a redução dos índices de roubo de veículo, roubo em geral, homicídios e latrocínios. Comparando com 2019, antes da pandemia, já tínhamos uma redução de janeiro a novembro dos roubos. Neste fim de ano notamos um aumento dos ataques a vans de entrega, por causa das compras online e tivemos sucesso em alguns casos na captura dos autores e recuperação da carga”, comentou o coronel Hélio.

Há oito meses no comando do CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis) que responde pelo policiamento do ABC, o coronel diz que a pandemia que resultou na redução da circulação de pessoas ajudou a polícia a controlar os índices criminais e por isso a luta agora é para manter os índices no mesmo nível ou baixa-los ainda mais. “O crime quer voltar por isso precisamos de uma atuação forte e as operações ABC Mais Seguro juntam esforços da Polícia Militar, da Polícia Civil e das Guardas Municipais. Aqui no ABC não tem competição entre das forças de segurança, ao contrário, o trabalho delas se complementam”, conclui o comandante da PM.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes