ABC - sábado , 18 de maio de 2024

Veja como será a vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra covid-19 em todo ABC

Nesta segunda-feira (17/01), as sete cidades do ABC entram em nova etapa na batalha contra o coronavírus: a imunização de crianças com idades entre 5 e 11 anos, conforme orientações do governo do Estado e Ministério da Saúde. A prioridade é para crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência devidamente comprovada, além de indígenas e quilombolas. Em São Bernardo, a imunização deste grupo será realizada mediante a apresentação de documentação comprobatória, nas 33 UBSs (unidades básicas de saúde), das 8h às 11h. Para isso, é necessário realizar o agendamento prévio, já disponível no site da Prefeitura ou por meio do app São Bernardo na Palma da Mão.

Em Santo André, a imunização é voltada a crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas – Foto: Helber Aggio/PSA)

Os pais devem apresentar comprovante da condição dos filhos, por meio de receitas de medicamentos, relatório médico ou exames. Além disso, para realização do agendamento, a criança precisa deve possuir CPF. Para agilizar o atendimento, a Prefeitura recomenda que seja realizado o pré-cadastro no site do VacinaJá, do governo do Estado.

Newsletter RD

Em Santo André, a imunização é voltada a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. É necessário realizar pré-cadastro no site VacinaJá e depois fazer agendamento no site da Prefeitura de Santo André, que indicará data, local e horário da vacinação. Assim como para os adultos, o agendamento da vacinação é vinculado ao número do CPF, que é um documento obrigatório.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, no momento da vacinação é preciso apresentar laudo médico (prescrição médica, relatório médico, receitas ou exames) que comprove a condição clínica da criança, de acordo com a lista de comorbidades indicadas como prioridade. A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link tiny.cc/clcxtz.

Ribeirão Pires

Em Ribeirão Pires, a imunização será feita em crianças com comorbidades com idades entre  8 e 11 anos, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, localizada na rua Primeiro de Maio, 170 – região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Para a imunização, será obrigatória a presença do pai, mãe ou avós, devidamente comprovada com a documentação. Na ausência, será solicitada a assinatura do termo de assentimento por um deles. Além disso, é necessária a apresentação do RG, CPF, cartão SUS e carteirinha de vacinação para aplicação da vacina.

Nesta etapa, estão aptas as crianças que possuem as seguintes comorbidades, conforme preconiza o governo do Estado: pneumopatias graves, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doenças crônicas, doença renal, imunocomprometidos, síndrome de Down, autistas, deficientes visuais e deficientes auditivos.

Em Mauá, o público infantil (de 5 a 11 anos) com comorbidades ou deficiência começa a ser imunizado também na segunda-feira. A aplicação do imunizante contra coronavírus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em cinco escolas municipais: José Tomaz Neto (Matriz), Lysiane Pereira Galvão (Magini), Lucinda Petigossi Castabelli (Zaíra), Chico Mendes (Flórida) e Galdino de Jesus dos Santos (Canadá).  Para agilizar o atendimento, pais ou responsáveis podem realizar o cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br.

É fundamental levar a carteira de vacinação e receituário ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência, a apresentação do CPF da criança é obrigatória. O documento pode ser solicitado pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer o documento pessoalmente em uma agência dos Correios. Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. Esse serviço tem taxa de R$ 7, que deve ser paga na hora.

São Caetano

São Caetano realizará a vacinação do primeiro grupo  de crianças comorbidades, também nesta segunda-feira.  O agendamento para a imunização do primeiro grupo foi realizado neste sábado (15/01), exclusivamente pelo site da Prefeitura. As famílias também podem se preparar para a campanha de vacinação, ao ajudarem a agilizar o trabalho das equipes de Saúde. Basta fazer o pré-cadastro no site VacinaJá.

Em Diadema, a meta é vacinar 44.062 crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades e PCDs. A imunização será feita nas 20 UBSs da cidade por livre demanda. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Prefeitura . Nessa fase, os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição clínica prioritária. Além disto, é necessário apresentar documento de identificação da criança (RG ou certidão de nascimento), CPF da criança, comprovante de residência de Diadema no nome dos pais ou responsáveis legais ou carteirinha da UBS e a Caderneta de Vacinação de rotina.

Já em Rio Grande da Serra, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades será realizada nos dias 17, 18 e 19/01, das 9h às 16h, na EMEB Primeira Dama Zumira Jardim Teixeira (av. José Maria Figueiredo, 491 – Vila Figueiredo). Na quinta-feira, 20/01, as aplicações serão realizadas na UBS Central, das 9h às 16h (rua Prefeito Cido Franco, 500 – Jardim Maria Paula). E na sexta-feira, dia 21/01, a imunização acontece na UBS Vila São João (rua Ceará, 261 – Vila São João).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes