Mais de 100 cães e gatos buscam novos lares no ABC

Diariamente, cães e gatos, filhotes ou mais velhos, são abandonados pelos donos nas ruas  e após o resgate, esses animais são colocados para adoção. Hoje no ABC, 69 cães e 49 gatos procuram uma nova família. Os animais estão disponíveis em feiras de adoção ou por meio de sites e serviços públicos na região. Em Ribeirão Pires, 19 gatos filhotes estão disponíveis para aqueles que procuram um companheiro. Todos estão com castração obrigatória e gratuita garantida pelo do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal da Prefeitura.  Os interessados podem entrar em contato com a equipe pelos telefones (11) 4824-4197 ou (11) 97211-1112 (ligações ou Whatsapp).

Na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove feiras de adoção regularmente (com datas divulgadas pelas redes sociais da Prefeitura). Para o processo de adoção, o pretendente passa por uma entrevista com a equipe responsável, assim como uma análise do novo lar em que esse animal será levado, para garantir o bem estar. A Prefeitura também oferece serviço de apoio do corpo veterinário para tirar dúvidas dos novos donos. A cidade já promoveu a adoção de 51 animais, desde julho do ano passado.

Newsletter RD

Em Diadema, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade realizará Feira de Adoção neste sábado (29/01), das 10h às 15h, no Shopping Praça da Moça (Piso Paineiras, próximo à entrada da Rua Graciosa). Os moradores também podem ter acesso às fotos dos animais, além de informações como nome, raça, idade, histórico, entre outras características, por meio da Feira Virtual, disponível no site da Prefeitura. Ao todo, 12 gatos e 30 cães aguardam um novo lar.

A escolha do animal pode ser feita virtualmente, mas para formalizar, tramitar e finalizar a adoção é preciso entrar em contato com o CCZ de Diadema pelo telefone (11) 4059-5892. O novo tutor deverá apresentar documento com foto e comprovante de endereço, preencher um cadastro e assinar o termo de posse responsável.

Foto PMSBC A cadela Estrela está disponível para adoção em São Bernardo

O Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo está com 12 gatos e 28 cães disponíveis para adoção. É o caso da cadela Estrela, sem raça definida, castrada e vacinada. De porte médio, Estrela busca uma família para chamar de sua, assim como a gatinha Tigrinha, também sem raça definida, de porte pequeno, castrada e vacinada. Informações de outros animais estão disponíveis no site da Prefeitura de São Bernardo.

O candidato à adoção deve ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e passar por uma entrevista, com objetivo de receber orientações e critérios para ser tutor de modo responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ccz@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4365-3349.

Em Santo André, a Equipe Singulariana de Proteção aos Animais (ESPA), do Colégio Singular, é uma associação que tem por meta a educação baseada nos princípios de guarda responsável. Atualmente, promove a divulgação de animais desaparecidos ou disponíveis para adoção por meio do site da ESPA. Ao todo, 6 gatos e 9 cães aguardam uma nova família. Mais informações pelo e-mail espa@singular.com.br ou pelo telefone (11) 4990-2000.

Maus tratos

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Grande da Serra atendeu 75 ocorrências de maus tratos de janeiro a dezembro de 2021, um aumento de 15% com relação ao ano anterior. Em janeiro de 2022, já foram atendidas 19 ocorrências, no mesmo período do ano passado foram atendidas seis ocorrências. Para denunciar maus tratos aos animais, moradores podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone (11) 4821-2715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, a denúncia pode ser feita diretamente à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone (11) 4826-8008.

Em Ribeirão Pires, o Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal só realiza o resgate de animais domésticos se houver um morador disposto a realizar a adoção do animal. Nesses casos, o resgatado passa por exames preliminares e é encaminhado ao novo dono, com garantia de vacina. O atendimento é feito de segunda à sexta, das 8h até as 17h. Informações pelos telefones (11) 4824-4197 ou (11) 97211-1112 (também recebe mensagens por Whatsapp). A Prefeitura estuda a realização de feiras de adoção na cidade.

São Bernardo recebe denúncias de abandono e maus tratos a animais por meio da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), localizada no Centro de Operações Integradas (COI), na Avenida Redenção, 271 – Centro.  O atendimento da delegacia é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, presencialmente ou pelo telefone (11) 4330-6007.

Para denunciar casos de abandono, caso a testemunha tenha a placa do veículo ou filme o ato, pode realizar Boletim de Ocorrência online e anexar os arquivos diretamente no site da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes