Uma das principais reclamações sobre a aposentadoria é o tempo de análise de cada caso, para alguns um período que ultrapassa os três anos. Ao RDtv o consultor previdenciário e ex-gerente do INSS, Pacifico Lucas Pereira Filho, explicou nessa sexta-feira (28/01) sobre os principais motivos para o longo de tempo de processo, um deles é o déficit de servidores na Previdência Social, principalmente com a pandemia do Covid-19.
Segundo dados da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social (Fenasps), em agosto do ano passado, havia 22 mil servidores a menos do que o necessário para dar conta dos cerca de 1,5 milhão de pedidos represados no INSS. Algo que, segundo Pacifico, foi aprofundado com o novo coronavírus.
“A pandemia agravou um pouco a demanda, não pela questão do home office, mas na questão do grande afastamento de servidores da Previdência. Quanto estava por lá havia propostas e até o treinamento para o trabalho em home office, da análise do processo. A pandemia acabou agilizando essa mudança”, explicou.
Outra diferença é o formato da fila de pedidos. Anteriormente a fila era física, na porta das agências e que começavam ainda pela madrugada. Dessa vez a fila é virtual, consequência da digitalização dos processos. Segundo o consultor, raramente é necessária a presença da pessoa que entrou com o processo nas agências. Outra mudança é que em qualquer lugar do país é possível realizar a análise.
O problema de falta de pessoa também atinge os processos que necessitam de perícia médica. Pacifico deixa claro que apesar do setor de perícias ter passado diretamente para o Ministério da Economia, atualmente não há um número suficiente para análise, por isso a dica é tentar indicar de maneira sucinta e direta as informações sobre os problemas médicos que levam ao afastamento, algo que pode agilizar a situação.
Pacifico também indica que desde o início do pedido, a pessoa tenha o acompanhamento de um especialista que pode verificar qual é o melhor formato para o pedido e até a possibilidade de revisão do valor que será recebido, assim evitando possíveis erros.