ABC - quarta-feira , 1 de maio de 2024

Preocupadas, alunas reclamam da não emissão de boletos na Anhanguera

Estudantes da Universidade Anhanguera Santo André – campus Centro, na avenida Senador Fláquer, enfrentam dificuldades para dar início ao ano letivo na instituição. Reclamações enviadas ao RD apontam que a universidade não realizou as emissões de boletos de pagamentos de janeiro e fevereiro e a falta de informações da instituição tem gerado insegurança e muita preocupação aos estudantes.

Estudantes reclamam de atendimento na Anhanguera Santo André, campus Centro S.André (Foto Reprodução)

Alunas do 5º semestre do curso de Enfermagem temem pela continuidade das atividades na instituição, já que as matrículas e rematrículas são confirmadas por meio do pagamento. “Janeiro seria o período da rematrícula e o boleto não foi lançado. Eles não esclarecem o que acontece, apenas pedem para aguardar”, conta a estudante Natália Disaro ao acrescentar que  a informação dada na secretaria da faculdade é que os alunos guardem o dinheiro e realizem o pagamento quando o boleto estiver disponível.

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Segundo as alunas, uma das informações passadas pela instituição é de que houve o fechamento de dois campi e que a universidade estaria em processo de realocação dos estudantes destes locais, daí o atraso no sistema de emissão dos boletos de pagamento. “Já estamos em fevereiro, nada de boletos. Para alguns alunos foi informado que só resolveria em março, ou seja, acumularia três mensalidades. Não temos um canal de atendimento, não tem ouvidoria. É sempre uma dificuldade”, explica Natália.

Na mesma turma de enfermagem, Valéria Sanches Folquito reclama das diferentes explicações dadas para cada aluno. “Eu já fui pessoalmente e recebi a informação que estão mudando de mantenedora e que precisamos aguardar, mas sem previsão de resolver o problema. Por telefone abrem chamado e pedem para aguardar, pelo Whatsapp nem respondem mais” afirma. “Inclusive até a semana passada, constava no portal do aluno que minha documentação estava completa. Hoje entrei no portal e consta tudo como pendente para ser entregue. Também tentei emitir carteirinha de estudante pelo portal e não consegui. Está difícil”, reclama.

Outra aluna, que não quis se identificar, conta que por causa da falta de esclarecimentos já tenta transferência para outra instituição. “Me pediram 30 dias para emitir documento com o conteúdo programático e eu preciso disso o mais rápido possível. Até para isso há dificuldade. Essa faculdade está impossível”, reclama.

Diante das informações, um fato chama a atenção: o atraso no início das aulas. “Geralmente as atividades começam em fevereiro, mas recebi a informação que por conta das mudanças, as aulas retornam em março neste ano. Quero me transferir e a outra instituição já iniciou as aulas e a Anhanguera não. A universidade não dá estrutura e o atendimento é péssimo”, conta a aluna.

Procurado pelo RD, o Sinpro ABC (Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo e São Caetano) informou que fará a verificação do caso .

Resposta da Anhanguera

Em nota enviada à redação nesta quinta-feira (9/2),  a Faculdade Anhanguera informa que passou por uma reorganização interna e, com isso, alguns alunos precisam acessar o site Minha Nova Jornada e dar o aceite para seguir com a emissão de boletos de pagamento, conforme comunicado enviado para os estudantes no dia 15/12/2021. “Com essa ação, o aluno irá garantir a rematrícula e terá até 7 dias para pagamento deste boleto com Desconto Pontualidade. Já o boleto de fevereiro será diluído nas mensalidades seguintes (março, abril, maio e junho). A instituição destaca que os alunos que realizaram o aceite no sistema até o dia 26 de janeiro já estão com os boletos liberados. O retorno das aulas será no dia 03/03/2022 para os alunos matriculados na modalidade presencial, conforme calendário definido e divulgado anteriormente. Caso os alunos necessitem de auxílio no processo, podem entrar em contato com a Faculdade Anhanguera por meio do telefone 3003-4030, das 8h às 20h40 de segunda a sexta-feira, para orientações.”

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