O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, visitaram Santo André nesta quinta-feira (10/2) para mostrar ao prefeito andreense e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Paulo Serra (PSDB), o projeto da linha 20-Rosa que vai ligar a zona oeste da Capital com Santo André e Sõ Bernardo. Apesar do traçado apresentado, ainda faltam outros detalhes, como o projeto básico, com estimativa para ter sua licitação feita no ano que vem.
Serão 33 km de extensão com 25 estações, sendo quatro em Santo André e duas em São Bernardo. A linha começará na região da Lapa e seguirá até o ABC. As estações Taboão-Pauliceia e Rudge Ramos estarão no território são-bernardense, e as estações Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André em território andreense.
Haverá ligações com a linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e com o futuro BRT-ABC, modal que ligará a Capital com São Caetano, Santo André e São Bernardo, além de outras linhas do sistema metroferroviário: Santa Maria (linha 6-Laranja, do Metrô); Lapa (linha 7-Rubi, da CPTM e linha 8-Diamante, da CPTM); Cerro Corá (linha 2-Verde, do Metrô); Fradique Coutinho (linha 4-Amarela, da ViaQuatro); Moema (linha 5-Lilás, do Metrô); e Saúde (linha 1-Azul, do Metrô).
Apesar da apresentação, ainda há um longo caminho pela frente até que todo o projeto esteja finalizado. “Já fizemos o projeto diretriz, todo o estudo técnico para delinear o traçado da linha foi concluído e já existe parte dos estudos de solo realizada. Nesse momento estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental. Depois dessa etapa toda vamos licitar o projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo da linha”, explicou Silvani.
Outro ponto que será definido é o modelo financeiro para a realização da obra. São três opções: orçamento público; financiamento com bancos de fomento; ou PPP (Parceria Público-Privada), sendo esse último o mais usado nos últimos anos para a construção de novas linhas e a direção de modais, como ocorre com o trólebus e ocorrerá com o BRT-ABC, ambos gerenciados pela BR7 Mobilidade.
Durante a apresentação, Paulo Serra não esqueceu do debate histórico na região sobre uma nova ligação com a Capital, principalmente com o anseio para ter uma linha de metrô. E afirmou que haverá muita cobrança sobre o projeto e a futura obra.
“Com essa linha 20 aquilo que tenha ficado de frustração com a transformação da linha 18 (monotrilho) em BRT vai ser mais do que compensado com essa linha 20 saindo do papel”, disse o prefeito que resumiu a proposta como uma “obsessão” para o ABC.
A linha 20-Rosa faz parte do pacote de propostas anunciado pelo governador João Doria (PSDB), em 2019, em substituição ao projeto da linha 18-Bronze que foi extinta por questões financeiras, mesmo com todo projeto e o consórcio escolhidos para o início da intervenção.
Sobre o BRT-ABC, a expectativa é que as obras sejam iniciadas em São Bernardo ainda no primeiro semestre de 2022. Em São Caetano, o município ainda avalia a proposta de intervenções e a Câmara precisa dar a sua autorização para as mudanças propostas.