Cada vez mais, a internet tem sido a principal aliada de micro e pequenos negócios na hora de alavancar as vendas de produtos e serviços. Acontece que, para aproveitar as facilidades que o mundo digital oferece, é preciso cuidado nas interações, maior conexão com clientes e interatividade de postagens, conforme orienta o consultor de marketing do Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa), Caio Ita, em entrevista ao RDtv.
Segundo o especialista, não faltam ferramentas para que os empreendedores impulsionem seus negócios, mas para obter sucesso é importante analisar inicialmente duas questões: o que o cliente busca com a marca e qual o tipo de marketing aplicado no seu negócio. “Será que o cliente procura você na internet? E sua empresa e/ou marca profissional, é encontrada nessas buscas? São essas as questões primárias que precisam ser respondidas”, explica o consultor de marketing.
Para isso, Ita sugere que o empreendedor se coloque no lugar do consumidor e faça uma busca de sua marca na internet. “Vale que o empreendedor ‘se pesquise’ para ter a resposta do que ainda é necessário investir no seu próprio negócio. Isso vale o faturamento da empresa”, sugere ao citar que a estratégia auxilia a consertar pontos essenciais, como: falha na divulgação do produto e/ou serviço, além de engajamento de posts.
Importante lembrar que quanto mais pontos de divulgação no meio virtual, maior a chance do negócio aparecer nas redes. “Mas não se desespere para estar em vários locais ao mesmo tempo. Selecione alguns pontos de divulgação e intensifique as publicações para sair na frente”, orienta o especialista ao citar o WhatsApp (status), Instagram (stories e feed) e Facebook (marketplace) como algumas das possibilidades do empreendedor divulgar sua marca.
Nas redes sociais, Ita sugere que o empreendedor tenha estratégia ao fazer posts. “O Instagram é uma excelente ferramenta pra inserções diárias, mas é importante diversificar os posts entre ações promocionais, conteúdo útil (relacionado ao negócio e segmento) e conteúdo fútil (aquilo que agrega entretenimento). Isso traz maior conectividade com seus clientes, além de agregar engajamento e fidelidade”, sugere.
Outra dica essencial do especialista é conversar com os clientes atuais para entender como conheceram a marca e chegaram a se interessar pelo seu produto. “Normalmente as pessoas chegam por indicação, mas é importante entender o processo, porque muitas vezes você vai acabar se surpreendendo ao ver que muitas vieram por um meio que você nem imaginava. Essas são ferramentas que ajudam você a se encaixar melhor no meio e trazer resultados”, diz.
Produzir mensagens personalizadas nas redes sociais e ter equilíbrio entre marketing e venda de produtos também são pontos essenciais para garantir bons resultados. “Muitas vezes o trabalhador passa o dia inteiro na produção, mas esquece de divulgar seu produto, uma ação básica que não leva nem 10 segundos para fazer (stories, por exemplo)”, diz ao reforçar que interatividade com o cliente com mensagens personalizadas e listas de transmissão, via contatos salvos, também ajudam a atingir várias pessoas ao mesmo tempo para ampliar o horizonte de vendas.