ABC - domingo , 19 de maio de 2024

USCS inaugura campus Itapetininga e expande curso de Medicina

USCS inaugura Campus Itapetininga e amplia a oferta do curso de Medicina no Estado (Foto Reprodução)

A USCS (Universidade de São Caetano) inaugurou neste sábado (5/3) o sexto campus, em Itapetininga, Interior do Estado. Inicialmente, a unidade oferecerá curso de bacharelado em Medicina, assim como os campi de São Caetano e São Paulo, que integram a Escola de Saúde da universidade.

O novo campus já conta com 60 alunos matriculados no curso integral, com duração de 12 semestres. A meta é formar cerca de 700 profissionais logo na primeira turma. O currículo integrado terá ênfase à cultura de qualidade e segurança, alicerçado em estratégias educacionais com metodologias ativas.

Newsletter RD

A aula inaugural do novo campus será realizada nesta segunda-feira (7/3), com aula magna ministrada por William Dib. “A missão da USCS é estar presente na construção de políticas públicas, seja na saúde ou em outras áreas. Isso já é feito em São Caetano e hoje começamos em Itapetininga”, afirma Leandro Prearo, reitor da USCS, durante a cerimônia.

Em Itapetininga, a rede municipal de saúde estará disponível ao curso de medicina da universidade. Ao todo, são 35 unidades de saúde com ambulatórios de atenção primária, unidades de especialidade e equipamentos de diagnóstico e tratamento, além das estruturas centrais de regulação e vigilância à saúde.

A USCS também firmou parceria com o hospital filantrópico Léo Orsi Bernardes, de caráter regional, com 112 leitos totais de uso exclusivo do SUS, para internações nas clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, nefrologia, UTI adulto e berçário, além do pronto socorro, e segue em negociação com hospital particular da cidade. “Essa parceria une o Estado por meio da saúde, a população e nossos pacientes ganham muito com isso. Estamos unidos por essa causa maior, que é a saúde pública”, afirma Simone Marquetto, prefeita de Itapetininga, ao defender a importância da chegada da USCS na cidade.

Para o reitor Leandro Prearo, o momento mostra a importância da instituição no contexto estadual e nacional. “Mostra o crescimento da USCS, que leva São Caetano e o ABC para o restante do Estado. Estamos levando nosso DNA, que tem como meta a construção de políticas públicas junto ao poder público, bem como construção de ciência e formação de bons profissionais, para de fato atender a sociedade”, afirma.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades municipais e estaduais de São Paulo, como o vice-governador Rodrigo Garcia, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, o deputado estadual Thiago Auricchio, entre outros, bem como a gestora do curso de Medicina do campus Itapetininga, Jocelene Batista Pereira.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes