O governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), visitou quatro cidades da região nesta quarta-feira (31/08). O tucano passou por Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Santo André. Indagado sobre a distância aberta por Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na última pesquisa Ipec/Globo (SP-00761/2022), Garcia afirmou que aposta nos debates e nas propagandas de rádio e televisão para tornar o seu nome conhecido e reverter a aprovação de seu governo em votos.
Para o candidato, a campanha eleitoral ainda está em seu início, por isso que considera necessário fazer uma campanha para que as pessoas estejam atentas ao que é apresentado de propostas nos encontros de todos os postulantes e em outros momentos nos meios de comunicação.
“Agora que a população está se ligando na campanha do governador, na campanha do senador, na campanha dos nossos deputados federais e dos nossos deputados estaduais. É nesses últimos 30 dias que a população verá a importância da boa escolha para o futuro de São Paulo”, disse Rodrigo durante sua passagem por Santo André.
Um dos principais objetivos de Rodrigo Garcia é transformar sua aprovação em intenção de voto. Segundo a última pesquisa divulgada pela Ipec/Globo, 26% dos entrevistados consideravam sua gestão como ótima ou boa, nove pontos percentuais do que a pesquisa de 15 de agosto. 39% consideram regular (antes eram 47%), 19% consideram ruim ou péssima (antes eram 23%) e 16% não sabem (antes eram 13%).
Ao ser questionado sobre essa “transformação”, Rodrigo aponta que é importante se tornar conhecido como governador e mostrar sua história e feitos, além de falar das propostas para os próximos quatro anos.
Na pesquisa eleitoral, Garcia aparece em terceiro com 10% (antes estava com 9%), enquanto Tarcísio aparece com 17% (antes estava com 12%). Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, este foi o primeiro levantamento em que o ex-ministro aparece na frente fora da margem de erro. Fernando Haddad (PT) lidera com 32% (antes estava com 29%).
Propostas
Sobre suas propostas de campanha, Rodrigo Garcia falou no projeto de ampliação das escolas de tempo integral, a integração entre os ensinos Médio e Técnico, tentando levar a experiência das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) para todas as instituições de ensino, e apostar nas obras de infraestrutura da região, citando algumas que já estão em andamento como a construção do piscinão Jaboticabal, as melhorais na avenida dos Estados e a construção do viaduto para ligar o Centro Alto ao Centro Baixo, em Ribeirão Pires.