ABC - sexta-feira , 17 de maio de 2024

Primavera será quente e úmida com atuação do fenômeno La Niña

A primavera é conhecida como “estação das flores” – Foto: Getty Images

Na noite desta quinta-feira (22), às 22h04, inicia a primavera, com duração até 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022. A estação marca a transição do inverno para o verão e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), traz aumento de chuvas, da umidade relativa do ar e também de calor.

Conhecida como a “estação das flores”, a primavera é considerada uma das estações mais belas do ano, por ser associada às múltiplas cores que podem ser vistas na paisagem, além de representar o “nascimento” e ser um período para regar jardins e plantar sementes.

Newsletter RD

Em entrevista ao RD, a professora em Ciências Biológicas do Centro Universitário Fundação Santo André, Carolina Coelho, destaca que a estação é marcada, principalmente, pelo período fisiológico de organismos vegetais e plantas que são induzidas a floração. “É nesta estação que as flores se abrem. Há também o processo de polinização entre os insetos e outros animais”, lembra ao citar que é neste período que os insetos possuem maior intensidade de reprodução.

Já no âmbito astronômico, o Sol atinge com maior intensidade regiões próximas a linha do Equador, como o Brasil. Por isso, a temperatura estará mais quente, com chuvas e umidade relativa do ar. “No Brasil teremos dias mais quentes e úmidos, e sempre no início da primavera temos equilíbrio na duração da luminosidade de dia e noite. Quando está perto de iniciar o verão, o Sol se aproxima da Terra no Hemisfério Sul e os dias ficam mais quentes”, detalha.

Pelo terceiro ano consecutivo, a estação terá influência do fenômeno La Niña, que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Sobre a influência do fenômeno, espera-se que a primavera tenha alterações no regime de chuvas, com períodos de baixas precipitações comparado com as primaveras de anos anteriores.

A primavera é essencial para nossa existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese. Durante a estação, o forte aquecimento diurno e alta umidade atmosférica induzem a formação das chuvas. A chuva traz muitas vezes, melhoria na qualidade do ar e da água, além de facilitar o crescimento da vegetação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes