Por conta da pandemia e da necessidade dos afazeres em esquema home office, o número de acidentes domésticos apresentou crescimento considerável. Em entrevista ao RDtv, o docente da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e presidente da CIPA/USCS, Moacir Dias, justifica que o principal motivo são os trabalhadores se colocarem em risco maior de sofrerem acidentes por estarem mais tempo “dentro das residências e realizarem atividades domésticas”, a exemplo de conserto e outros serviços.
Dias afirma que as empresas tiveram redução no número de funcionários e, internamente, também foi diminuída a questão da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, mas o exercício do trabalho em casa expôs as pessoas à riscos. “Dentro da empresa, estamos muito mais protegidos por conta dos equipamentos de proteção e, em casa, estamos isolados e sem nenhum tipo de supervisão, o que leva aos acidentes”, expõe.
O docente acrescenta que no ambiente comum de trabalho, a área onde o funcionário está é sempre pensada adequadamente, já em casa, este ambiente, muitas vezes, não se enquadra nos padrões corretos. “O acidente no trabalho é algo visível como um machucado, mas a doença do trabalho pode ser algo que demora a surgir e, por isso, as condições do posto de trabalho são sempre prioridade”, diz.
Como dica para administrar a segurança do trabalho no home office, o docente afirma que é necessário planejar qualquer atividade, seja em casa ou no ambiente comum. “Aquele que está dentro da própria casa, tem muito mais liberdade de realizar outras tarefas do que aquele que está numa empresa. É sempre importante ver se tudo que o trabalhador precisa para trabalhar está fácil de alcançar, já que muitos acidentes podem ocorrer quando ele está procurando por alguma coisa, seja uma queda ou uma torção no pescoço”, diz.
Para trabalhar o assunto, até 29 de setembro, a USCS realiza a XXIV SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) em três campus da universidade: Campus Barcelona, Campus Centro e Campus Conceição. O diferencial da edição deste ano são as semanas internas de prevenção de acidentes que auxiliam na retomada e no caminhar para a segurança. “Ficamos dois anos com a pandemia, onde trabalhamos de forma online e, hoje, podemos retomar com os trabalhos presenciais. Vamos trabalhar essa retomada do contato presencial e de voltarmos a praticar a segurança do trabalho junto com os colaboradores”, finaliza.