ABC - segunda-feira , 13 de maio de 2024

Votação de Ana Carolina demonstra força de Paulo Serra em Santo André

Articulação de Serra por Ana Carolina e aliados obteve êxito (Foto: Divulgação)

A primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra (Cidadania), foi eleita deputada estadual em sua primeira disputa eleitoral. Porém, o que chama a atenção é sua votação “dentro de casa”. Dos 198.698 votos obtidos no total, 154.080 foram de eleitores andreenses, ou seja, 37,96% dos votos válidos para o cargo, 140 mil a mais que o segundo colocado Eduardo Suplicy (PT). Tal cenário chamou a atenção nos bastidores sobre a força de Paulo Serra (PSDB) na cidade.

Disputa por sucessão passa a ser tema na política andreense

Newsletter RD

Paulo Serra acabou conquistando ainda mais força para tomar para si a indicação de quem representará seu grupo na disputa municipal de 2024. A intenção é manter o plano que estava traçado antes do pleito de 2022, indicar alguém que resolveu não entrar nesta eleição. Nomes como Almir Cicote (Avante) e Pedrinho Botaro (PSDB) ganham força internamente.

André do Viva tem mais votos do que Luiz Zacarias em Santo André

Uma das surpresas da eleição quando são vistos apenas os votos de Santo André foi o comunicador André Ribeiro, o André do Viva (Patriota). Em sua primeira tentativa eleitoral, André teve 16.541 votos em terras andreenses, enquanto o experiente vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) conquistou 16.146 votos para deputado federal, algo que é entendido como uma pá de cal em uma possível tentativa de liderar o Paço.

Alex Manente lidera e Marangoni aparece na sequência

Outros dois nomes também apontam a força de Paulo Serra no município. Alex Manente (Cidadania) conquistou 31.543 votos em Santo André, sendo o deputado federal mais votado. Fernando Marangoni (União Brasil), também eleito, obteve 25.533. Ambos tiveram o apoio do tucano e de Ana Carolina.

PSOL ganha mais na oposição do que o PT

Sem candidatos na cidade na disputa deste ano, o diretório andreense do PT teve que assistir o PSOL crescer e se fortalecer. O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) conseguiu 5.227 votos na cidade e Ediane Maria (PSOL) teve 5.226, porém, conseguiu ser eleita deputada estadual ao conquistar 175.617 votos, ficando em terceiro lugar entre os candidatos da região, atrás apenas de Ana Carolina Serra e Carla Morando (PSDB).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes