São Bernardo realiza, até 11 de novembro, as matrículas para o ano letivo de 2023 para as famílias que fizeram as inscrições dentro do prazo. No período, os pais ou responsáveis legais pelas crianças que ingressarão nas escolas da cidade devem procurar a unidade de ensino cuja vaga foi ofertada pela Secretaria da Educação para a apresentação dos documentos necessários à confirmação da vaga. A medida, realizada anualmente, garante a organização da rede municipal e o atendimento integral das crianças, em especial daquelas em idade de creche (zero a três anos).
Para efetivação da matrícula dos novos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar, no ato da inscrição, na unidade de ensino escolhida, os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia); documento de identificação do pai e/ou responsável legal (original e cópia); CPF do aluno (original e cópia); CPF do responsável legal (original e cópia); comprovante de residência (original) em São Bernardo, expedido há até 3 meses em nome do responsável; carteira de vacinação atualizada da criança; cartão do SUS e HYGIA (original e cópia); uma foto 3×4; documento de comprovação do tipo sanguíneo; declaração de escolaridade e/ou histórico escolar (original); além de laudo médico com o diagnóstico ou hipótese diagnóstica que comprovem a condição de criança com deficiência e/ou transtorno global de desenvolvimento/transtorno do espectro autista.
Próximas etapas
O cronograma de ações visando a organização e matrículas dos estudantes da rede municipal para o próximo ano inclui, ainda, o período de renovação de matrículas para alunos do Ensino Fundamental, entre 16 e 25 de novembro. Neste caso, os pais ou responsáveis legais devem realizar a manifestação de interesse com a assinatura da ficha de matrícula enviada pela unidade escolar.