ABC - segunda-feira , 13 de maio de 2024

Em um mês, ABC registra alta de 25,7% nos roubos de veículos

Quase 700 veículos foram roubados no ABC em outubro deste ano, enquanto em setembro a média foi de 540 veículos roubados entre as sete cidades (Foto: Banco de Dados)

Dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) revelam que, entre setembro e outubro deste ano, o ABC registrou alta de 25,7% nos casos de roubo de veículos. Foram feitos 543 boletins de ocorrência no sétimo mês do ano, enquanto em setembro o número subiu para 683 (variação de 140 casos em toda região).

De todos os municípios, São Bernardo aparece em primeiro lugar nas estatísticas, com o maior índice de casos de roubo de veículos em outubro. Foram 236 veículos roubados, contra 160 no mês anterior, variação de 47,5%. Já em relação ao mesmo período de 2021, o índice assusta ainda mais: foram 96 ocorrências a mais este ano do que no ano passado.

Newsletter RD

Santo André aparece em segundo lugar na listagem com o total de 172 boletins de ocorrência registrados em outubro, ante 152 em setembro (alta de 13,7% em um mês). Já em comparação ao mesmo período do ano passado, o município apresentou aumento de 20 casos. Ao menos 172 veículos foram roubados em outubro deste ano e outras 152 pessoas foram vítimas deste tipo de crime no ano passado.

Diadema registrou 97 casos de roubo de veículos em setembro de 2022 e outros 144 no mês seguinte, variação de 48,4%. Em relação a 2021, a alta também assusta, são 77 casos a mais entre um ano e outro (de 67 ocorrências em outubro de 2021 para 144 no oitavo mês deste ano, variação de 114,9%). Mauá, que registrou 91 carros roubados em outubro deste ano, teve 85 boletins de ocorrência registrados em setembro. E de um ano a outro, passou de 76 casos para 91, variação de 19,7%.

Outro município que registrou alta no índice de roubos de veículos foi Ribeirão Pires, que contabilizou 23 casos em outubro deste ano contra 14, em setembro. Em outubro do ano passado também foram contabilizados 14 ocorrências por roubo. Em São Caetano, a SSP-SP contabiliza que foram 14 casos de roubo de veículos em outubro de 2022, contra 17 ocorrências, em setembro. Na comparação com o ano passado, foram 14 casos a mais.

Rio Grande da Serra, que aparece ao final da listagem, contabiliza três casos de roubo de veículos em outubro de 2022. No mês anterior, foi contabilizado um caso. Já no ano passado foram registrados dois casos.

Cuidado ao estacionar

A delegada e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jaqueline Valadares, diz que para driblar os casos de roubo, é importante que o cidadão tenha cuidado, principalmente, ao estacionar o veículo. “Deve evitar as vias com pouco movimento e baixa iluminação, locais escuros e, se possível, deixar sempre em estacionamentos regulares”, orienta. Outro ponto importante é observar movimentações suspeitas ao redor antes de entrar ou sair do veículo.

Jaqueline aponta que um dos principais motivos para o aumento dos casos de roubos de veículos na região é o período de pós-pandemia. “Quando olhamos as estatísticas deste ano e do ano passado podemos notar que o aumento se dá, principalmente, no período que as pessoas voltaram a transitar na rua com seus veículos”, explica. Contudo, a Segurança Pública do Estado exige investimento e restruturação, com policiais melhores remunerados e um ambiente de trabalho melhor, que contribua para uma segurança pública de qualidade para a população.

No período de festas de fim de ano, a delegada alerta que é oportunidade para os criminosos darem as tradicionais “saidinhas” da prisão, fator que pode favorecer ao aumento da criminalidade. “Por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos locais e horários que estão saindo, assim como evitar andar sozinho à noite e também evitar locais que tenham alto índice de criminalidade”, finaliza.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes