ABC - segunda-feira , 13 de maio de 2024

Movimento social conquista espaço para casa de apoio à mulher em S.André

Integrantes do movimento em frente a casa de passagem em Santo André. (Foto: Divulgação)

O movimento Olga Benário, entidade de nível nacional e que mantém no ABC a Casa Helenira Preta, em Mauá, conquistou um espaço que foi cedido esta semana pela prefeitura de Santo André, que que deve ampliar a rede de proteção social principalmente para as mulheres vítimas de violência e seus filhos. Há exato um ano o movimento sofreu um forte revés, quando mantinha duas casas de apoio em Mauá e a prefeitura acabou fechando uma delas. Agora a esperança é ampliar o atendimento na região.

“Nosso movimento -está na luta há muitos anos pela vida das mulheres e em Santo André foi um ano resistindo na Ocupação Carolina Maria de Jesus e, principalmente, organizando os núcleos do Movimento de Mulheres Olga Benario para formar e organizar mais mulheres. Agora estamos felizes com a possibilidade de ocupar um espaço para organizar cada vez mais mulheres em luta por nossas vidas e pelo enfrentamento à violência na nossa região”, resumiu Larissa Mayumi, coordenadora estadual do movimento de Mulheres Olga Benario e coordenadora da Casa Carolina Maria de Jesus.

Newsletter RD

A Casa Carolina Maria de Jesus é a quinta ocupação de mulheres na América Latina, organizada pelo Movimento Olga Benario e sofreu no ano passado uma ação de reintegração de posse. A prefeitura foi procurada para falar sobre a cessão do espaço e se oferecerá infraestrutura ou cooperação para as atividades, mas não respondeu até fechamento desta matéria.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes