Sebrae-SP orienta empreendedores na Semana do MEI

O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) iniciou no último dia 22 a Semana do MEI, um momento para tirar dúvidas dos Microempreendedores Individuais em vários temas, principalmente sobre a entrega da declaração. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (24/05) o analista de negócios da entidade, Osvaldo Serafim, explicou sobre a ação.

“A Semana do MEI é até estratégica. Estamos na reta final da entrega da declaração do MEI, então a Semana do MEI, que acontece de 22 a 26 de maio, onde nós temos atendimentos especializados ao MEI nos quatro cantos do Estado de São Paulo. Aqui no ABC nós temos o atendimento nas sete cidades, nas unidades das prefeituras onde temos o Sebrae Aqui e parcerias nas Associações Comerciais”, explicou Serafim que também salientou o serviço realizado no Centro de Negócios, em Santo André.

Newsletter RD

Até o dia 31 de maio, todos os MEIs precisam entregar a declaração. Osvaldo salienta que uma das principais confusões é que muitos acham que ao realizar a declaração do imposto de renda, a parte do MEI é automática. Ou mesmo consideram que ao não atingir o valor mínimo da declaração de pessoa física, não precisaria fazer o da pessoa jurídica, o que não é verdadeiro.

Mesmo que o MEI tenha o faturamento zerado em 2022 é necessário realizar a declaração, independente se a mesma pessoa fará a declaração do imposto de renda. Outro ponto que deve ser levado em conta é o pagamento da contribuição mensal. Caso tenha algum atraso neste pagamento, o empreendedor fica impedido de realizar a declaração, o que pode causar problemas futuros. Dependendo do tempo do atraso, o valor pode entrar na dívida ativa.

Centro de Negócios do Sebrae-SP, em Santo André, receberá outros eventos ao longo do ano (Foto: Divulgação)

No mais a principal orientação está no cuidado sobre o campo que será preenchido o valor de faturamento, pois há diferenças sobre o valor de serviços e o valor de comércio.

Além da declaração do MEI, o Sebrae-SP está preparando outros eventos que visam realizar encontros entre os empreendedores como forma de trocar informações sobre os serviços e até incentivar que ocorram negócios, incluindo grandes, médios e pequenos empreendedores na região.

Segundo dados do sistema da Receita Federal, no ABC o número de MEIs registrados no Portal do Empreendedor até abril é de 233.246, um número 9% maior do que no mesmo mês do ano passado. São Bernardo é a cidade com o maior número de Microempreendedores Individuais, 72.330, seguida por Santo André (65.759), Diadema (34.718), Mauá (32.546), São Caetano (15.339), Ribeirão Pires (9.487) e Rio Grande da Serra (3.247).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes