Após ingressar na área de Comunicação com os cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda, a Fundação Santo André inova mais uma vez com o curso de Design. Com duração de três anos ou seis semestres, todos os professores são mestres e doutores atuantes no mercado. O processo seletivo para a primeira turma, que acontece até meados de julho, disponibiliza 30 vagas. O candidato também pode ingressar por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Outros cursos estão com processo seletivo aberto no meio do ano, como Administração, Ciências Contábeis, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas da Informação, Direito, Publicidade e Propaganda, Marketing, entre outros.
Ao RDtv, o professor Orlando Dal Degran Junior, coordenador acadêmico de Gestão, Tecnologias, Comunicação e Direito da Fundação Santo André e conhecido como Badaroth, explica que o curso de Design une conceitos presentes no Marketing e na Publicidade e Propaganda. “Essa troca de ambientes permite uma riqueza que favorece a criatividade”, diz Paulo Roberto Lucas de Oliveira, coordenador adjunto dos cursos de Comunicação da FSA.
Com a pandemia da covid-19, diversas empresas precisaram inovar para recuperar seu espaço no mercado. Com isso, a necessidade de melhorias e criação de novos produtos se fez presente. O que levou a um aumento considerável na procura por designers. O ramo de atuação vai desde arquitetura até publicidade e propaganda; passa por moda, indústria automobilística, desenvolvimento de sites, games, aplicativos, experiência do usuário etc.
Oliveira conta que, geralmente, os alunos que procuram o Design têm alguma habilidade para desenho, embora não seja quesito obrigatório. “Podemos desenvolver as competências desse aluno durante todo o curso”, explica o professor. Entre as disciplinas de Design estão Moda, Fotografia, Design Gráfico, Audiovisual, Composição de Materiais, Paisagismo, Design de Produtos, Estudo da Cor etc.
Estudar no Exterior
Vale ressaltar que os alunos da Fundação têm, ainda, a possibilidade de cursar outras disciplinas, de forma gratuita, em 90 universidades internacionais – presencial ou remotamente. E pensando em garantir empregabilidade para os alunos, a FSA estabeleceu parceria com aproximadamente 200 empresas conveniadas, além de implementar um setor específico para inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Queremos 100% dos nossos alunos empregados”, completa Orlando.