ABC - quarta-feira , 15 de maio de 2024

Região registra alta de 18% em ocorrências por lesão corporal

Casos de lesão corporal culposa também apresentaram alta (Foto: banco de imagens)

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que as ocorrências de lesão corporal dolosa (quando há emprego de violência ou ameaça grave) apresentaram alta de 18% no ABC, se comparado abril deste ano com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 428 boletins de ocorrência em razão do crime em 2022, enquanto no mesmo mês de 2023 o número saltou para 505.

O destaque vai para São Bernardo, que no ano passado registrou 116 ocorrências e em abril deste ano contabilizou 157 ocorrências, alta de 35,5% nos casos. Na sequência aparece São Caetano, que dobrou o número de ocorrências entre um ano e outro: passou de 15 casos para 30 este ano; Santo André saltou de 97 para 109 casos; Ribeirão Pires passou de 21 para 30, e Mauá e Diadema contabilizaram mais dois casos em cada município: de 79 para 81 ocorrências e 88 para 90, respectivamente.

Newsletter RD

Na contramão das demais cidades do ABC, Rio Grande da Serra apresentou queda nos índices de ocorrências por lesão corporal dolosa. Em 2022 foram contabilizados 12 casos na cidade e este ano o número baixou para oito ocorrências, variação de 33,3% entre um ano e outro.

No crime de lesão corporal, a conduta é mais grave, logo, a pena prevista é mais alta, de detenção de três meses um ano. Também são previstas hipótese de aumento, diminuição e substituição da pena, bem como pena mais grave para os casos nos quais o crime ocorra no âmbito de violência doméstica.

Lesão corporal culposa

Já nos casos de lesão corporal culposa (em que não há vontade do autor de produzir tal efeito), a região registrou alta de oito casos entre um ano e outro. Em abril do ano passado foram registradas 15 ocorrências contra 23 este ano. Santo André e São Bernardo registram alta de três casos em cada município, de uma para quatro ocorrências em ambas cidades. São Caetano e Mauá contabilizaram uma ocorrência em cada cidade e os demais municípios não registraram crimes nesta modalidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes