ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Chapa 1 do Sindserv Santo André promete priorizar o servidor público caso reeleita

A nova eleição do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), está há menos de um mês, e acontece nos dias 11, 12 ,13 e 14 de setembro. Na ocasião, servidores de Santo André associados ao Sindicato que estejam em dia com suas contribuições associativas poderão participar da eleição. Ao RD, o representante legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico da Silva, e a diretora do Sindserv Santo André, Mirvane Dias, candidatos à reeleição pela Chapa 1, divulgaram as principais propostas para o novo mandato.

“O principal objetivo da Chapa 1 neste novo mandato, será continuar o trabalho que fazemos desde 2017, que é priorizar o servidor público acima de qualquer partido ou ideologia. Conseguimos que o sindicato fosse ainda mais respeitado pelo governo, pelo legislativo, pelos trabalhadores e até pela própria imprensa, que começou a dar mais espaço ao sindicato”, afirma Silva, que está em seu segundo mandato a frente do Sindserv.

Newsletter RD

Candidatos reforçam que pretendem continuar trabalho feito no atual mandato

Sobre as conquistas do atual mandato, Mirvane ressalta a criação de comissões para diferentes categorias de trabalhadores e projetos de representantes sindicais nos locais de trabalho contemplados pelo Sindserv.

“Possuímos na área da educação, um grupo de representantes sindicais por unidade escolar, o que auxilia na nossa comunicação com as escolas, o mesmo acontece nas unidades de saúde. Atualmente temos uma comissão formada para discutir um plano de carreira para os profissionais da educação, que está previsto na legislação, mas que ainda não foi cumprido pela prefeitura e, nossa ideia é continuar com esses projetos se formos reeleitos”, diz.

A diretora conta ainda que o Sindserv também realiza um trabalho muito grande em relação a assédios no ambiente de trabalho. “Notamos um aumento muito grande nas denúncias de assédio moral, sexual e físico em todas as secretarias e departamento municipais, então estamos com uma campanha de orientação de como denunciar porém também entramos com ações judiciais quando necessário”, conta.

Neste ano, ocorrem as eleições do Sindserv Santo André e o eleitor terá apenas dois grupos na disputa da direção do Sindserv Santo André, composta por 21 nomes. Nos quatro dias de votação, o sindicato vai disponibilizar 30 urnas fixas em escolas públicas, creches, unidades de saúde, unidades de assistência social, além da própria sede da concentração de servidores (rua Catequese, 756, vila Guiomar). 

Número de mulheres sindicalizadas ao Sindserv Santo André teve crescimento nos últimos anos. Segundo Mirvane Dias, os setores responsáveis por esse aumento são a educação e a saúde, isto porque as duas áreas possuem um número maior de mulheres na composição.

A diretora destaca ainda que as mulheres se encontram em um processo de construção do próprio espaço dentro do Sindserv Santo André. “Apesar do crescimento, o número de mulheres e homens sindicalizados é bem equilibrado, mas temos mulheres interessadas em lutar pelos seus direitos como servidoras públicas e incentivamos cada vez mais a inclusão das mulheres na luta do sindicato”, reforça Mirvane.

O Sindserv Santo André possui cerca de 5 mil associados e foi criado no final da década de 1980 com o objetivo de reivindicar o direito dos trabalhadores e garantir melhores condições de vida aos servidores sindicalistas e os prestadores de serviço. Santo André tem aproximadamente 10 mil servidores.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes